dra zilda arns neumann pastoral da crianca

Nesta quarta-feira (27/10/10) os diretores das escolas municipais e a equipe pedagógica da secretaria de Educação, juntamente com o Prefeito Osmar Rickli (PSDB), visitaram as obras de construção da nova escola no bairro Santa Cruz, zona rural do município. A visita serviu para o prefeito apresentar o projeto da nova escola.


 Durante a visita, o prefeito anunciou que a escolha do nome da escola vai prestar homenagem a Zilda Arns. O prefeito conversou com o Senador e Vice-Governador eleito Flavio Arns, e pediu a autorização da família para homenagear Zilda Arns, que já autorizou o uso do nome. Rickli destaca que é uma justa homenagem por todo o trabalho que ela desenvolveu com a Pastoral da Criança.

A iniciativa da administração municipal em construir a escola na zona rural é proporcionar mais conforto para aproximadamente 250 alunos que residem na região. “Vai diminuir gastos com o transporte e estamos investindo na construção de um prédio que vai proporcionar mais qualidade de ensino já que as crianças não vão precisar permanecer horas dentro de um ônibus para ir à escola” aponta o prefeito que defende que é preciso levar o desenvolvimento para o campo evitando o êxodo rural.

De acordo com o secretário municipal de Educação Ângelo Carneiro da Luz, a equipe de gestão e professores já está sendo organizada. “A documentação necessária para o funcionamento do estabelecimento de ensino já está elaborada e a aquisição do mobiliário será em parceria com a Secretaria de Estado da Educação” comenta o secretário. Acompanharam a vista ainda o secretário de Obras e Serviços Públicos Pedro Paulo Pereira Leite e o responsável pelo transporte escolar assessor Antonio Vieira.

Projeto

A nova unidade escolar vai atender de educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, numa área de aproximadamente 12 mil metros quadrados. A edificação de 1.200 metros quadrados será dividida entre cinco salas de aula, biblioteca, sala de administração, laboratório de informática, sanitários, pátio coberto, quadra esportiva e ainda uma casa com 39 metros quadrados para abrigar o zelador. Toda estrutura da escola obedece aos padrões de acessibilidade, respeitando as necessidades de alunos especiais. O funcionamento da nova unidade está previsto para 2011.

Homenageada

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, no estado de Santa Catarina. Foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. Integrou organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi também representante titular. Zilda Arns foi membro do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CNDES). Lutadora incansável, ela trilhou caminhos que a levaram do Brasil a diversos países do mundo, sempre em busca da igualdade entre os homens. Antes de morrer no terremoto que devastou o Haiti, dia 12 de janeiro deste ano, Zilda Arns havia sido indicada para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz.