dra zilda arns neumann pastoral da crianca

 

O Parque da Integração Zilda Arns é o terceiro maior parque linear do mundo e o maior do Brasil, com 224 mil m² de área. O projeto é fruto de uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, que dividirão a administração do parque.


O prefeito de São Paulo e o governador José Serra inauguraram no sábado (16/1), o Parque da Integração Zilda Arns, o terceiro maior parque linear do mundo e o maior do Brasil (quando concluído, o parque Várzeas do Tietê será maior). É também o décimo maior da cidade de São Paulo, com 224 mil m² de área.


O prefeito disse que a Cidade ganha um presente de aniversário antecipado. "Este belo parque está inserido no nosso programa 100 Parques para São Paulo. Ele tem uma característica extraordinária: são 7,5 km de extensão, fazendo dele um dos maiores parques lineares do mundo", explicou o prefeito. O projeto é fruto de uma parceria entre a Sabesp e a Prefeitura de São Paulo, que dividirão a administração do Parque Zilda Arns, que foi criado sobre uma área onde estão aterradas as tubulações da adutora Rio Claro, da Sabesp. O objetivo do espaço é preservar a adutora e garantir às comunidades vizinhas maior conforto, segurança e lazer.

O parque, que fica na esquina das ruas Alexandre Fernandes e Maruara, em Sapopemba, oferece esporte, lazer e cultura, além de facilitar o deslocamento entre as regiões de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus. Mais de 300 mil pessoas serão diretamente beneficiadas.

O empreendimento é composto por pista para pedestres, ciclovia, equipamentos esportivos e de lazer para diversas faixas etárias. Também possui bicicletários, quadras poliesportivas, canchas de bocha e malha, mesas para jogos de dama e xadrez, parquinhos para crianças, campos de futebol, pista para skate, postos para uso da Polícia Militar, praças e espaço para eventos. O parque é totalmente aberto, sem grades, e possui viveiro de mudas. No total, R$ 22 milhões foram investidos em sua construção.

"Este parque, com suas áreas verdes, de lazer, exercícios, de vida comunitária, é um grande avanço para os moradores da Zona Leste. Esta é uma área de grande aproveitamento", disse o governador José Serra, acrescentando que "a Prefeitura, com o apoio do Governo do Estado, tem feito muitos parques novos na Cidade". A meta da atual gestão é deixar São Paulo com 100 parques no final da gestão - eram 34 em 2005.

Durante a inauguração, houve entrega de mudas e um torneio de futebol além de outras atividades como oficinas, jogos de capoeira, pintura de rostos ao longo de todo o dia. A implantação do parque linear era uma antiga reivindicação da comunidade local, que desde 1985, com a duplicação da adutora Rio Claro e o aterramento da vala da Vila Belém, pedia a urbanização da área. A mesma comunidade esteve presente hoje, para comemorar a inauguração do parque, 25 anos depois.

Homenagem
Durante a cerimônia de inauguração do novo espaço de lazer, o governador José Serra assinou decreto nomeando o parque Zilda Arns. A pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional das pastorais da Criança e da Pessoa Idosa - organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.

"Zilda Arns é credora de inúmeras homenagens. Essa é, seguramente, a primeira de muitas. Trata-se de uma brasileira notável, a qual somos todos gratos. Grande humanista, dedicou a sua vida para reduzir a mortalidade infantil e das desigualdades sociais", afirmou o prefeito.

Criada em 1983, a Pastoral da Criança acreditava na educação das mães por líderes comunitários capacitados para combater a mortalidade infantil e as doenças. Hoje, seus mais de 250 mil voluntários acompanham quase dois milhões de gestantes e crianças menores seis anos. Em 2004, Zilda Arns fundou, de maneira semelhante, a Pastoral da Pessoa Idosa.

Zilda Arns, 75 anos, faleceu no dia 12 de janeiro de 2010, vítima do terremoto que atingiu o Haiti, onde se encontrava para dar uma palestra sobre a Pastoral da Criança.

Fonte: ABN (Agência Brasileira de Noticias)  Online – 19/01/2010