dra zilda arns neumann pastoral da crianca

 

No último dia 08 de outubro, Dra. Zilda Arns foi homenageada em Florestópolis/PR, inaugurando um Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança que recebe o seu nome.

Dra. Zilda Arns Neumann, juntamente com o governador do estado do Paraná, Roberto Requião, inaugurou no último dia 08 de outubro, o Centro de Atendimento Integrado ao Adolescente e à Criança, em Florestópolis, região Norte do Estado. O espaço homenageia a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann. Ela foi uma das idealizadoras do projeto, que forma crianças e adolescentes pobres para uma vida digna, com prioridade aos valores que envolvam família e sociedade.

Dra. Zilda Arns lembrou que Florestópolis recebeu o projeto-piloto da Pastoral da Criança e disse esperar que a comunidade faça do Centro Integrado o sucesso que fez da Pastoral. “Desejo que o povo faça daqui um verdadeiro centro de atendimento integrado, voltado para o desenvolvimento físico, social, mental, esportivo e cognitivo das crianças.”

Ela defende que investir na educação das crianças significa trabalhar para a redução da violência. “Precisamos fazer com que nossas crianças e adolescentes sejam, não somente protegidos, mas preparados para o futuro. É no começo da vida que se formam os valores culturais, por isso a educação deve ser voltada para a justiça e a paz”, disse.

ATENDIMENTO
O Centro vai atender 300 crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos, da área urbana e rural, no contraturno escolar. Os alunos poderão participar de oficinas de panificação, teatro, música e salão de beleza, além de atividades esportivas, de artesanato e de aulas de informática. O horário de atendimento será de 8h às 18h. Com 508 metros quadrados de área construída, o Centro é composto por quatro edifícios e pátio coberto. Dispõe de consultório de odontologia e psicologia, sala de sociologia, de informática, de música e de artes cênicas, além de duas salas de aula e espaço para marcenaria, artesanato e oficina de panificação. Há ainda biblioteca, área administrativa, cozinha, refeitório, dispensa e vestiários.