1404 dia mundial de oracao pelo cuidado da criacao entrevista

Foto: Freepik

Cuidar do meio ambiente com atitudes como economia de água, economia de energia, descarte correto de lixos e óleos usados é necessário para preservar a casa que Deus nos deu: o planeta Terra. Ensinar nossas crianças a maneira correta de cuidar do nosso lar é essencial para que todos estejam comprometidos com essa responsabilidade. Para falar sobre isso, convidamos alguns líderes religiosos: o Pastor Jonas Eduardo Lindner, da Igreja Luterana do Brasil; Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba/PR e Rabino Pablo Berman, Líder da Comunidade Judaica no Paraná.

Pastor Jonas, de que modo, em nossa casa, podemos cooperar com o meio ambiente?

Iniciando pelo lixo, separando o que é orgânico do que é reciclável. Precisamos ter uma organização doméstica melhor e temos condições de participar desse processo de cuidado pelo uso da água, do tempo de uso da energia elétrica. E os alimentos que a gente recebe em casa, usamos tudo o que compramos no mercado ou os produtos estragam na geladeira? Depois que a gente fez o uso dos produtos, descartamos a embalagem e restos corretamente? Quem tem espaço em casa, deve reutilizar os produtos orgânicos para adubar a terra. É importante as famílias estarem atentas a tudo isso.

1404 dia mundial de oracao pelo cuidado da criacao pastor jonas eduardo lindner

Pastor Jonas Eduardo Lindner

Dom Peruzzo, que ações concretas as nossas comunidades estão fazendo para melhorar o meio ambiente?

Está crescendo pelo Brasil afora um grande número de iniciativas de caráter comunitário e também de caráter ecumênico. Quando a causa é comum, o ecumenismo é relevante. A natureza é um lugar excelente, é uma causa. O  meio ambiente é uma causa excelente para as melhores experiências de ecumenismo, mais do que olhar para dimensões macro, temos que começar dentro de casa; mais do que discursos, devemos ter experiências a partir de relações e de convívio.

Rabino Pablo, o senhor gostaria de deixar a sua mensagem para o dia mundial de oração pelo cuidado da criação?

Devemos cuidar de cada coisa que Deus deu. Deus fez o mundo em seis dias e o ser humano pode destruir em um. Então, devemos levar em conta isso, o cuidado que temos que ter porque existem muitas pessoas que estão pensando positivo e estão tentando mudar o mundo, temos que nos unir a esse cuidado da natureza.

Leia a entrevista na íntegra: 1404 - Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1404 - Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação - 27/08/2018