1422 dengue chikunguya zika entrevista

Foto: Acevo da Pastoral da Criança

O Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, não transmite apenas uma doença, como a maioria acredita. As 3 principais doenças transmitidas por este mosquito são Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, e todas podem levar a morte. A maneira mais fácil de evitar o mosquito é não deixar água parada em nenhum lugar da casa e da vizinhança. Tanto a água limpa quanto a suja são focos de multiplicação deste mosquito. Para conversar sobre isso, convidamos o Dr. Clóvis Arns da Cunha, médico infectologista e professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Dr. Clóvis, quais são as principais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti?

As três principais doenças são: Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Em relação aos sintomas, quais são as principais diferenças que existem entre Dengue, Chikungunya e Zika Vírus?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1422 - Dengue, Chinkunguya e Zika - 31/12/2018


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Na realidade, essas três doenças são muito parecidas, alguns dos sintomas que o paciente vai ter são comuns nas três doenças, entre elas a febre.

E tem algumas coisas que as diferenciam, por exemplo: a dengue causa uma febre geralmente alta, entre 38 e 39 graus, a pessoa tem muita dor na cabeça, principalmente nos olhos, e também é comum o paciente ter um grosseirão no corpo e muita dor muscular.

Já a Chikungunya pode causar febre, mas sua principal característica é a dor nas juntas e, às vezes, até com inchaço nas juntas, mostrando que tá inflamada.

A Zika, das três, é a que menos causa problema para quem tem a doença. O grande problema da Zika é na gestante, porque se a mulher estiver grávida e tiver Zika Vírus, o bebê pode nascer com problema no cérebro, o cérebro fica pequenininho e o neném pode ter microcefalia.

1422 dengue chikunguya zika entrevistado

Dr. Clóvis Arns da Cunha

Quais são os riscos dessas doenças para gestantes e recém-nascidos?

O principal problema, que infelizmente tiveram vários casos no Nordeste, é com a Zika. Ela é uma doença infecciosa que, quando a gestante tem, pode transmitir para o bebê.

Já a Dengue e a Chikungunya para gestante não é tão problemático, mas às vezes só com exame dá para diferenciar uma da outra e tratar corretamente. O importante é evitar o mosquito. Todos nós temos que fazer um esforço, cada um dentro da sua casa, conversar com a vizinha, falar com o parente para não deixar água parada.

E já existe vacina contra o Zika vírus?

Não. Dessas três, o que existe é a vacina contra dengue, mas ela só deve ser feita para quem já teve dengue uma vez. Para Zika e Chikungunya a vacina ainda está em fase de pesquisa, ainda não existe para ser oferecida pro povo.

Leia a entrevista na íntegra: 1422 - Dengue, Chinkunguya e Zika (.PDF)