1445 meio ambiente entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Algumas coisas na natureza são inevitáveis, mas também existem situações, como alguns desastres e mudanças climáticas, que podem ser evitados por meio da preservação do meio ambiente. Esse cuidado com a natureza está em pequenas atitudes do dia a dia que podem salvar o planeta. Para falar sobre isso, convidamos Ir. Veneranda Alencar, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.

Qual a importância da preservação do meio ambiente?

A vida na Terra está em perigo e uma das ameaças vem das mudanças climáticas causadas pela humanidade. Mas a ameaça maior vem de quem insiste em prejudicar a vida na Terra, pois é preciso lutar pela vida e parte desta luta vem da preservação e cuidado da nossa casa no meio ambiente.

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Como os líderes da Pastoral da Criança ajudam a preservar o meio ambiente?

Conversando com as famílias, realizando ações e campanhas que ajudem a preservar o meio ambiente. Muitos deles participam de conselhos de saúde, meio ambiente e outros conselhos de suas regiões, e podem ajudar.

Em que momento eles conversam com as famílias sobre a realização de ações simples que ajudam na preservação do meio ambiente?

No dia da Celebração da Vida e nas Visitas Domiciliares, os líderes aproveitam o momento de conversa e união com a família para passar essas informações. Também, aproveitam reuniões comunitárias, rodas de conversa e até em alguns seminários que acontecem na comunidade.

E como a Pastoral da criança orienta as famílias sobre a saúde em casos de secas e enchentes?

O primeiro cuidado que pedimos para as famílias terem é com a água. Sempre ferver ou filtrar a água antes de consumir e utilizar, para ter uma água de boa qualidade. É importante cuidar também do lixo e manter em lugar apropriado para evitar doenças como diarréia, hepatite, leptospirose, etc.

A senhora gostaria de deixar mais alguma orientação sobre esse tema?

Além de promover campanhas e ações solidárias para ajudar as vítimas dessas tragédias, temos que também colocar nas mãos de Deus, pois ele nos dará forças para vencer as tempestades que acontecem na vida de muitas pessoas. Por isso, é importante a solidariedade, o estar junto, o momento de oração para estar em unidade para aqueles que estão sofrendo e perderam os seus bens.

Leia a entrevista na íntegra: 1445 - Mobilização da Pastoral da Criança com o Meio Ambiente (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1445 - 03/06/2019 - Relatos de mobilização da Pastoral da Criança com relação ao meio ambiente - Entrevista com Irmã Veneranda da Silva Alencar