1456 - hortas caseiras

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O Planeta Terra é um presente que Deus nos deu e temos ao nosso redor tudo o que precisamos para viver em plenitude. Cuidar dele também é nossa responsabilidade. Por isso, o Papa Francisco criou, em 2015, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Para falar sobre o tema, convidamos a Pastora Evelyne Regina Goebel, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, em Curitiba, Paraná.

Qual é a importância da oração pelo cuidado da criação?

A Palavra de Deus diz: oramos e agimos. O cuidado que Deus quer para a criação gera esse amor, esse cuidado, mas a gente precisa agir. A partir do momento que nós cuidamos, estamos louvando a Deus. ELE fez tudo no lugar, com sabedoria, e nós devemos, em louvor e agradecimento por tantos presentes bons e maravilhosos, cuidar, assim como cuidamos do corpo, da nossa casa, temos que cuidar da criação.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1457 - 26/08/2019 – Dia mundial de Oração pelo cuidado da Criação


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Fala-se que é preciso uma mudança de hábitos, um estilo de vida diferente, que cuide e respeite a natureza. Como fazer isso?

É um desafio constante, pois somos condicionados a acreditar que seremos felizes a partir daquilo que compramos e consumimos. Podemos ser diferentes pois, para ser feliz, é necessário muito pouco, não precisamos de coisas, mas, sim, de pessoas e relações, de amor, fraternidade e cuidado.

Que ações concretas as comunidades estão fazendo para melhorar o meio ambiente e respeitar a criação?

1456 - hortas caseiras

 Pastora Evelyne Regina Goebel

São pequenas atitudes, como coletas de materiais para reciclar. É uma coisa que exige uma reeducação.

O que os pais podem fazer para ensinar a preservação do meio ambiente para as crianças?

Os pais podem proporcionar passeios a lugares diferentes, mostrar de onde vem produtos, como o leite, por exemplo; indicar as coisas bonitas que Deus nos deu. Assim, elas vão tomando amor pela criação, pois só amamos aquilo que conhecemos.

Leia a entrevista na íntegra: 1457 - Dia mundial de Oração pelo cuidado da Criação