1329 dia mundial da agua entrevista

Foto: Marcello Caldin

A água é um elemento necessário para a vida das pessoas, dos animais e das plantas. Você sabia que o homem só consegue sobreviver por cerca de três dias, sem beber água? No entanto, quando isso ocorre o organismo fica desidratado, os neurônios (que são as células do cérebro) começam a morrer, perde-se a consciência e, em pouco tempo, todos os órgãos param de funcionar. E a falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de muitas doenças.

No Brasil, infelizmente, mais de três milhões de famílias não recebem água tratada. Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria, pelo menos, um quinto da mortalidade infantil. Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Pastoral da Criança chama a atenção para a importância deste bem precioso para a vida.

O portal da Agência Nacional de Águas explica a origem desta data: “Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu seu Dia Nacional da Água, também celebrado anualmente em 22 de março”. Em 2017, o tema é “Investir em água é investir em empregos”.

A seguir, a entrevista com Aldiza Soares da Silva, coordenadora do Projeto Marco Regulatório da Fundação do Grupo Esquel Brasil e assessora da Pastoral da Criança, traz mais informações sobre o assunto.

1329 dia mundial da agua aldiza

Aldiza Soares da Silva

Os rios além de sofrerem com a poluição industrial, também sofrem com a doméstica. Em tempos de enchentes, podem ser encontrados desde colchões até geladeiras. É possível mudar essa realidade?

É possível mudar essa realidade sim! Nós podemos e devemos, fazer essa mudança rápida. Agora, nós só vamos conseguir isso se houver um esforço em conjunto: governo, todas as famílias, empresas, indústrias e organizações da sociedade civil. Nós precisamos de conscientização. Um dos caminhos é realmente cobrar mais fortemente de quem polui. Então, a ideia é que o combate ao crime ambiental ganhe força no país.

A Pastoral da Criança tem um programa para o semiárido, que se chama “Um milhão de cisternas”. Como é esse projeto?

O programa é uma iniciativa da sociedade civil, que se uniu para construir um milhão de cisternas. As cisternas são reservatórios de 16 mil litros, usadas para captar água de chuva. Ao colher água de chuva com todos os cuidados, uma família de até cinco pessoas conseguirá ter água de qualidade para consumir nos momentos de seca. A Pastoral da Criança faz parte deste movimento.

O que uma comunidade pode fazer para que não falte água de boa qualidade?

As comunidades, em geral, têm várias fontes de água. O que podemos fazer é: primeiro, ter consciência que nós precisamos cuidar dessa água. E cuidar, às vezes, significa ter de cercar essa água para os bichos não entrarem e não fazerem suas necessidades. Segunda coisa: evitar venenos nas plantações, evitar lixos, sacos e caixas. Temos que mudar a conscientização de todas as famílias da comunidade, para cuidar bem tanto da água, quanto da nossa “casa comum”.

Como a Pastoral da Criança contribui para que todas as populações tenham acesso à água de boa qualidade?

A nossa responsabilidade, enquanto Pastoral da Criança, para que essas populações tenham acesso à água de boa qualidade, é disseminar informação, despertar bons hábitos de uso dessa água, bons hábitos de higiene, de conscientização com o cuidado com o meio ambiente, melhorar e gerenciar adequadamente os recursos hídricos, ou seja, a lagoa, o poço, o açude que está disponível na comunidade. E depois, acompanhar.

Leia a entrevista na íntegra: 1329 - Entrevista com Aldiza Soares Silva - Dia Mundial da Água (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1329 - 20/03/2016 - Dia Mundial da Água (OMS)
{audio socialshare:no}1329 - Dia Mundial da Água (OMS) sul|/joomlatools-files/docman-files/1329_diamundialdaagua_S.mp3; 1329 - Dia Mundial da Água (OMS) norte|/joomlatools-files/docman-files/1329_diamundialdaagua_N.mp3{/audio}