1375 vomitos e diarreias outors

Foto: Freepik

Você sabia que o vômito e a diarréia estão entre os problemas mais comuns da infância, sendo responsáveis por boa parte das queixas em consultas pediátricas e internações? O início repentino e a forma como debilita a criança, deixando-a mais fraquinha e pálida, assusta muitos pais.

Tanto a diarréia quanto o vômito são maneiras que o nosso organismo uso para jogar fora o que faz mal, como venenos, alimentos estragados e água ou comidas contaminadas.

A diarreia é o aumento no número de vezes que a criança faz cocô, o qual fica mais líquido do que ela está acostumada a fazer e costuma ser acompanhada de vômitos. Ela pode ser causada por micróbios que contaminam a água, alimentos, vasilhas, as mãos das pessoas e as coisas que elas usam para preparar os alimentos. Moscas, baratas, ratos e outros bichos, também trazem micróbios do lixo para dentro da casa. E também, por causas não infecciosas, como: obstrução intestinal, má formação dos intestinos, apêndice, uso de medicamentos (antibiótico, laxantes, simeticona, entre outros), gastrite, bulimia, intolerância alimentares e alergias alimentares.

A diarreia se espalha mais facilmente em locais onde o saneamento básico é ineficiente: não se encontra água limpa, o lixo fica em local inadequado ou falta fossa e latrina (vaso sanitário).

Apesar de normalmente serem casos passageiros, é preciso saber diferenciar um quadro mais leve de um mais grave, que pode levar a desidratação. Se a criança apresentar: sonolência excessiva, vômitos com sangue ou conteúdo parecido com fezes, diarréia com sangue e pus, ausência ou redução de xixi, moleira baixa, boca seca, olhos profundos e sem brilho, choro sem lágrima, palidez mantida, rouxidão na boca e das extremidades e respiração difícil e rápida, é preciso levá-la ao médico o quanto antes!

Mesmo com causas diversas a melhor forma de evitar a diarréia e o vômito é cuidar da higiene: cuidando do lixo e do ambiente ao seu redor, tomando banho diariamente e lavando a mão com água corrente e sabão após brincar, mexer com objetos sujos, ir ao banheiro e antes de comer. Os alimentos também devem ser lavados e refrigerados, respeitando sempre o prazo de validade.



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*