1375 vomitos e diarreias cpf

As crianças são mais vulneráveis aos vômitos e diarréias, principalmente durante o verão, período em que  aumentam as chances de pegar uma virose gastrointestinal e até mesmo, intoxicação alimentar, devido a dificuldade de manter o alimento na temperatura correta, favorecendo a multiplicação de diversos microrganismos, como as bactérias.

Tais episódios deixam a criança apática, sem vontade de brincar e se alimentar, podendo levar até mesmo a desidratação. Uma vez que ao vomitar ou ter diarreia ela perde líquido e sais minerais do seu corpo. Por isso, é importante prestar atenção nos pequenos e ver se esse é uma quadro mais leve, que passará rapidamente, ou algo mais sério e grave.

Para prevenir a desidratação é preciso repor o que foi perdido. Isso é feito oferecendo mais líquidos e também o soro caseiro, que deve ser dado várias vezes ao dias e sempre em pequenas quantidades. O soro deve ser oferecido logo depois do primeiro cocô líquido. Lembrando que se  a criança ou o bebê vomitam logo após ter tomado, não está repondo o que perdeu. Assim, é preciso que seja levado ao hospital o mais rápido possível!

Dra. Zilda

“Eu gostaria de contar pra vocês que o Soro Caseiro foi considerado a descoberta mais importante do século 20, pois ele salvou tantas vidas, são milhares de vida em todo o mundo. Quando a criança está com diarreia ou vômito, é uma colher de sal e duas de açúcar em um copo de água que podem salvar a vida dessa criança.”

Papa Francisco

“A fé não é um dom privado. A fé é para partilhar com alegria”.

Além de tomar o soro, a criança deve continuar comendo sua alimentação normal. Quando a criança continua comendo, ela sara mais rápido da diarreia, não perde peso e tem menos complicações.

“Na Pastoral da Criança a gente sempre orienta as mães a continuar dando de mamar para a criança, cuidar muito da higiene dela e do bebês, e fazer o soro caseiro. Nós temos a colher medida e ensinamos elas a usar a colher e ficar de olho, para poder levar a criança ao posto de saúde na hora certa”, comenta a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança em Cristalândia (TO), Irmã Maura Alves Pinheiro.

 

 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Os líderes da Pastoral da Criança compartilhar informações e conhecimentos sobre saúde, para que todas as famílias tenham uma vida saudável, cuidem da higiene e previnam doenças,e possam se desenvolver plenamente, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU.



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*