1315 brincar entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Porque brincar é um aspecto muito importante da vida de toda criança. Inaugurado em dezembro de 2014, junto à sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança em Curitiba (PR), o Museu da Vida é um espaço lúdico, criativo, cultural, rico em ambiente de aprendizagem e que valoriza o brincar em todos os níveis.

O Museu da Vida foi criado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento infantil e multiplicar os conhecimentos sobre gestação, os primeiros mil dias de vidas e os cuidados com as crianças de zero a seis anos. O espaço também guarda a memória do trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança, assim como a missão de sua fundadora, Dra. Zilda Arns Neumann. Tudo isso de uma maneira acessível também para as crianças e muitas oportunidades para brincadeiras.

Para saber mais sobre o Museu da Vida e a importância do brincar, confira a entrevista com Ir. Veroni Medeiros, assessora técnica de desenvolvimento infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança e coordenadora do Museu da Vida.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Quais são as principais finalidades do Museu da Vida?

O Museu da Vida tem como objetivo principal disseminar informações e reflexões relacionadas à saúde, à nutrição, educação e cidadania, por meio de exposições e ações educativas. O foco principal do Museu da Vida é a gestante e a criança até os seis anos de idade, em seu ambiente familiar e comunitário. É um espaço diferenciado para conviver e brincar em família.

Por que toda essa preocupação com o brincar?

Normalmente, a criança que brinca e explora o ambiente externo apresenta melhor desempenho na aprendizagem. Essas questões de brincar com água, areia, modelagem, subir e descer de árvores, estimulam a criatividade e desafiam a criança para a superação de obstáculos. O Museu da Vida, em todas as suas exposições, possui elementos interativos e oportunidades variadas para brincar.

Como o Museu da Vida contribui para a autoestima das crianças?

Sempre que uma criança brinca, ela fica mais feliz e mais alegre. A criança que brinca muito, em geral, é feliz, alegre e tem uma autoestima elevada. Muitos estudos mostram a importância do brincar em família, quanto mais os pais brincarem com os filhos, mais felizes eles serão.

Como as pessoas podem usufruir do Museu da Vida residindo em outros estados?

As pessoas interessadas podem aproveitar as sugestões e propostas do site do Museu da Vida. A comunidade também pode criar ambientes favoráveis dentro de casa e ao ar livre. Sair com as crianças e apreciar as coisas bonitas que encontram em sua comunidades. Valorizar o que temos na comunidade para que as crianças possam brincar e se divertir.

Leia a entrevista na íntegra: 1315 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - O brincar no Museu da Vida (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Programa de Rádio 1315 - 12/12/2016 - O brincar no Museu da Vida
{audio socialshare:no}1315 - O brincar no Museu da Vida sul|/joomlatools-files/docman-files/1315obrincarnomuseudavida_S.mp3; 1315 - O brincar no Museu da Vida norte|/joomlatools-files/docman-files/1315obrincarnomuseudavida_N.mp3{/audio}

Saiba mais: Vídeo - Brincadeiras (O Começo da Vida - Maria Farinha Filmes)
                   Spot - Brincadeiras (O Começo da Vida - Maria Farinha Filmes)

{audio socialshare:no}Spot Brincadeiras|/images/Spot-Brincadeira-v2.mp3{/audio}