1434 brincadeiras com riscos trazem beneficios para toda a vida entrevista2

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Toda criança gosta e precisa brincar e é muito importante que todas tenham oportunidade de, sob supervisão, participar de brincadeiras que envolvem riscos, pois trazem benefícios para o desenvolvimento infantil. Os pais devem supervisionar as brincadeiras, principalmente as que envolvem riscos, mas devem deixar que a criança corra riscos, tome decisões e escolha como, com quem e do que brincar. Para falar mais sobre isso, convidamos a Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica de Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Por que é importante oferecer para as crianças brincadeiras que trazem riscos?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1434 - Brincadeiras com riscos trazem benefícios - 25/03/2019


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra


Estudiosos e pesquisadores apontam que brincadeiras que trazem riscos podem oferecer diversos benefícios para as crianças, pois elas precisam aprender a correr riscos e enfrentar desafios para conhecer os seus próprios limites. Como por exemplo: subir na árvore, brincar na água, andar de bicicleta, pegar minhoca na terra, escorregar em ladeiras ou barrancos, rolar no gramado, pular de obstáculos, pescar num lago, andar de pés descalços, brincar com pedrinhas.

Como essas brincadeiras que envolvem riscos ajudam no desenvolvimento da criança?

As brincadeiras ao livre, que exigem atenção, riscos e desafios, contribuem muito para o desenvolvimento geral das crianças: melhora a capacidade de expressar os sentimentos e as emoções, ensina a organizar os pensamentos, estimula a imaginação e a criatividade, aprimora a linguagem e amplia a comunicação, adquire consciência corporal e autocontrole, a criança aprende a respeitar regras e limites, cooperar, socializar e a negociar, ajuda a enfrentar os medos e desenvolve noções de autonomia.

Quais brincadeiras que oferecem riscos para as crianças não devem ser realizadas?

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Jogos eletrônicos em excesso, pois proporcionam uma atividade individual e as crianças precisam de relações interpessoais. Nas brincadeiras perto de rios ou de lagos, as crianças precisam de vigilância dos adultos para evitar quedas ou afogamentos. Brincadeiras de passar maquiagem também precisam de supervisão, pois podem causar alergia e doenças de pele quando usadas com frequência. Brincadeiras com fogo também exigem muito cuidado e os adultos precisam estar sempre junto com a criança.

E como os pais podem encorajar as crianças a participar de brincadeiras desafiadoras e a superar seus medos?

A melhor maneira é ter os pais junto delas. Os pais que brincam e participam junto das crianças são os melhores encorajadores para enfrentar desafios. Quando a família brinca junto, a criança se anima para enfrentar desafios e superar medos. A criança que brinca com os pais cresce com boas lembranças, sabe lidar com emoções, é mais inteligente e saudável.

Leia a entrevista na íntegra: 1434 - Brincadeiras com riscos trazem benefícios (.PDF)