1430 crianca na era digital entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A tecnologia faz parte da vida de quase todo mundo, incluindo as crianças. Essa inovação pode ser positiva quando os pais e responsáveis conseguem colocar limites e inserir a tecnologia como uma aliada do desenvolvimento das crianças. No entanto, pode ser nociva caso substitua as brincadeiras sozinha e em grupo, os jogos, o tempo com a família e os amigos, tempo de sono etc. O equilíbrio é importante e vale para as crianças e para os adultos também. Para falar sobre isso, convidamos Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica de Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Do ponto de vista do desenvolvimento infantil, quais benefícios as novas tecnologias podem trazer para as crianças?

Elas podem agregar muitos benefícios para as crianças quando usadas de maneira organizada e orientada por um adulto responsável.

Podemos destacar os filmes infantis e os jogos de videogame, que favorecem a concentração, o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, as várias tonalidades, os diferentes sons e o despertar da curiosidade.

É também uma excelente forma de comunicação, já que permite estar em contato com pessoas de outros lugares, além de ser uma ferramenta de apoio escolar, pois estimula a pesquisa, a descoberta e a vontade de aprender por parte da criança.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Qual é o papel da família no controle do uso das novas tecnologias pelas crianças?

A família precisa dizer o que pode e o que não pode ser feito, precisa garantir um tempo para conversar, brincar, passear, ler histórias e assistir filmes junto com a criança.

E quais são as suas orientações para o uso adequado das novas tecnologias na primeira infância?

Para o uso adequado das novas tecnologias, o maior cuidado oferecido é a possibilidade de conversar sobre o que vemos e ouvimos com as crianças, para conseguirmos estabelecer limites e garantir uma relação saudável com as novas tecnologias. Combinar horários para o uso dessas tecnologias, aproveitar as oportunidades, tais como finais de semana, para brincar sem essas tecnologias e fazer coisas como contar histórias, participar de jogos, mostrar o quanto é importante e divertido brincar ao ar livre. Antes da criança dormir, evite usar o celular, procure contar uma história, fazer uma oração e cantar cantigas de ninar.

Leia a entrevista na íntegra: 1430 - Crianças na era digital (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1430 - Crianças na era digital - 25/02/2019