1369 confratenizacao universal entrevista

Fotos: Sheila Santillan

Um novo ano se inicia e traz consigo esperanças para renovar nossa força, energia e nos motivar em nossa missão. Para que possamos darmos adeus ao ano velho, devemos recordar os momentos positivos, ter consciência de que tudo muda e que graças as dificuldades, aprendemos lições valiosas.

Na Pastoral da Criança também é tempo de contemplar as atividades que desenvolvemos, os desafios que superamos e as novidades que 2017 nos trouxe. Para que assim, possamos planejar nossos trabalho e ações, entrando em 2018 com o pé direito e avançando ainda mais em nosso trabalho de levar vida plena para todas as crianças.

Para que possamos receber o ano novo com alegria, esperança, prosperidade e coragem, conversamos com a Irmã Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.

irma veneranda alencar

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança

O ínicio do ano é sempre um momento de retrospectiva e de promessa para sermos melhores. Irmã Veneranda, quais foram as principais conquistas da Pastoral da Criança em 2017?

A Pastoral da Criança sempre se preocupou com a formação de seus líderes comunitários, para qualificação de suas ações básicas nas comunidades. Por isso, os líderes da Pastoral da Criança nesse ano de 2017, passaram por reuniões de atualização dos principais temas e atividades. Ação muito importante, visto que o líder atualizado pode dar melhores respostas aos novos desafios que surgem nas comunidades, na atenção e no acompanhamento de gestantes, crianças de zero a seis anos e famílias em geral.

Em 2017, também intensificamos a divulgação do Aplicativo Visita Domiciliar para ajudar no trabalho dos líderes comunitários nas comunidades. Ação que nos traz muitos benefícios, uma vez que o acompanhamento pelo Aplicativo, por meio dos celulares, facilita as Visitas Domiciliares, visto que quando os líderes visitam as famílias podem surgir perguntas relativas aquela faixa de idade da criança visitada, as quais que ele pode consultar rapidamente no Aplicativo em caso de dúvida.

Além disso, intensificamos nas comunidades o Acompanhamento Nutricional. Atualmente uma das grandes preocupações da Pastoral da Criança, é a prevenção da obesidade - essa epidemia mundial. Por isso, os líderes trabalham muito a questão da educação nutricional, da alimentação saudável, do controle do peso e altura das crianças e também, incentivam o plantio de hortas caseiras e comunitárias.

A Pastoral da Criança não atua sozinha no cuidado com as crianças e gestantes. A quem a senhora gostaria de agradecer pelo trabalho neste ano?

Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus. Agradeço também, a cada líder e voluntário que acreditou e acredita no trabalho da Pastoral da Criança, a todas as famílias que nos acolherem e caminham conosco e, também, a todos os parceiros que investem seu apoio e aporte financeiro a esta obra, fazendo com que ela seja capaz de acontecer nas milhares de comunidades onde marcamos presença.

Leia a entrevista na íntegra: 1369 - Entrevista com Irmã Veneranda Alencar da Silva - Ano Novo - Confraternização Universal (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1388 - Dia das mães - 07/05/2018

Sul
 
Norte