
Para iniciar 2026, a Pastoral da Criança convida você a ler ou ouvir as mensagens de Ano Novo e a avaliação do ano que passou, com reflexões dos coordenadores nacionais. Os conteúdos ajudam a iluminar o caminho e reforçam que transformar a fé em ação concreta passa por “viver o Evangelho com gestos de solidariedade, perdão e serviço; participar mais da vida da comunidade; ajudar os necessitados e envolver-se em ações pastorais, como recorda o presidente da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen.
Maria Inês Monteiro de Freitas
Entrevista com Maria Inês Monteiro de Freitas, coordenadora nacional da Pastoral da Criança.
Maria Inês, que avaliação você faz do ano que passou?
O ano que passou foi de desafios, conquistas, aprendizados e momentos que nos marcaram de maneiras diferentes. Que possamos olhar para trás com gratidão, reconhecendo não só os acertos, mas também as dificuldades que vencemos e que nos ensinaram a crescer.
A Pastoral da Criança viveu momentos intensos e muitos desafios para fortalecer e expandir sua missão nas comunidades, especialmente naquelas mais vulneráveis. Com fé, coragem e compromisso, nossos líderes marcaram presença eficaz e ativa junto às famílias, gestantes e crianças acompanhadas.
Grande também foi o esforço na busca por direitos e políticas públicas, para assim melhorar a qualidade de vida e ampliar as condições de saúde, alimentação e desenvolvimento infantil nas comunidades. Não foi um ano fácil, mas muitas vitórias e conquistas puderam ser celebradas. Foi, de fato, um ano em que vivemos plenamente o Jubileu da Esperança. Por isso, você, líder e coordenador, nunca perca a esperança, porque ela não decepciona.
Maria Inês, o que você espera deste ano que está começando?
Que 2026 seja um ano repleto de esperança, coragem, amor e solidariedade. Que cada dia seja uma oportunidade de fortalecermos ainda mais nossa missão e nossa luta em favor da vida.
Desejo que 2026 seja um ano em que muitas pessoas abracem a causa da Pastoral da Criança e digam sim a essa missão. Espero que muitas pessoas venham caminhar conosco, para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância. Feliz e abençoado Ano Novo para todos.
Programa de rádio Viva a Vida – 1788 – 29/12/2025 - Feliz 2026
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Entrevista com Padre José Edilson da Silva, coordenador nacional adjunto da Pastoral da Criança.
O que o Ano Novo representa para os líderes da Pastoral da Criança: um recomeço, uma continuação ou uma nova oportunidade?
A própria expressão “Ano Novo” já nos traz essa imagem de uma nova realidade a ser vivida em nossa caminhada. Essas três expressões são, de fato, atitudes que cada pessoa deve avaliar na sua vida, no seu caminho e nas suas expectativas.
O Ano Novo sempre gera em nós uma expectativa. Precisamos, de fato, nesse novo caminhar que se inicia quando encerramos um ano e começamos outro, não esquecer que não podemos perder a esperança: esperança de dias melhores, de um mundo melhor, cheio de amor e de paz, lutando pela dignidade e pela igualdade humana.
É tempo de renovar o nosso compromisso, de olhar para o que fazemos e para o que ainda podemos fazer de melhor. É também um tempo que nos exige mudança, para que tenhamos um Ano Novo que seja, de fato, um novo recomeço, um novo caminhar repleto de esperança, paz e amor.
Padre Edilson, qual é a meta mais importante da Pastoral da Criança para 2026?
A nossa meta é acompanhar o maior número possível de crianças e gestantes, porque percebemos que as famílias precisam ser orientadas, acolhidas, ouvidas e amadas.
Mensagem do presidente da Pastoral da Criança, Dom Frei Severino Clasen.
Dom Frei Severino, como é possível transformar minha fé em ação concreta como objetivo para 2026?
É Ano Novo. Queremos agradecer pelo ano que passou e dar as boas-vindas, com muita esperança, ao novo ano que começa. Cada pessoa pode transformar sua fé em ação concreta em 2026 assumindo compromissos que reflitam o amor de Deus nas atitudes do dia a dia.
Isso significa viver o Evangelho com gestos de solidariedade, perdão e serviço; participar mais da vida da comunidade; ajudar os necessitados; envolver-se em ações pastorais; cuidar do meio ambiente; e ser exemplo de honestidade e respeito ao próximo.
Que 2026 seja um ano de testemunho vivo do amor de Cristo em nossas ações. Feliz e abençoado 2026 para todos!
Leia a entrevista na íntegra
1788 – 29/12/2025 - Feliz 2026
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.”
Dra. Zilda
“Para construir a paz é preciso começar com a criança desde a gestação. Os primeiros anos de vida são os principais para que a criança adquira valores culturais e se transformem em sementes da paz.”
“Nossas respectivas tradições nos ensinam o caminho da reconciliação, da justiça e da paz. Precisamos reafirmar o nosso compromisso de serviço à humanidade.”
