1475-ano-novo-entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O ano de 2019 foi cheio de conquistas, alegrias, novas descobertas. Agora, temos um novo ano pela frente, com novos desafios a serem enfrentados e devemos encarar tudo com muita fé na missão que Deus colocou em nossos corações. Para deixar uma mensagem de Ano Novo e esperança, convidamos a Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda da Silva Alencar:

O primeiro dia do ano é considerado o dia mundial da paz e também o dia da fraternidade universal. O que é a paz?

É cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de vida, acima de tudo paz é criar um clima de harmonia e bem estar na família e na comunidade.

Quais foram as principais conquistas da Pastoral da Criança em 2019?

Quero destacar 3 conquistas: fortalecimento da missão de nossos líderes através dos encontros diocesanos, dos encontrões, das formações, e esse fortalecimento é uma das essências da Pastoral da Criança; o segundo ponto é o uso da tecnologia com o App Visita Domiciliar, que se tornou uma importante ferramenta nas visitas domiciliares e que hoje tem mais de 10 mil líderes utilizando, o que tem contribuído bastante para o desenvolvimento da missão. O terceiro ponto são as visitas missionárias das coordenações para as lideranças e a maior sintonia com a Igreja local, incluindo Padres, Bispos e Freiras.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1475 - 30/12/2019 - Ano Novo

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Como cuidar da auto estima?

Cuidar de si mesmo é sempre um desafio. Vejo no rosto de nossos líderes que todos cuidam bem dos outros, mas se esquecem de cuidar de si mesmos. Sempre falo que precisamos cuidar primeiro de nós para conseguirmos cuidar do outro. Um passo importante para se cuidar melhor é fazer uma parada na vida para curtir a natureza, rezar, ler bons livros, escutar boas músicas, ficar tranquilo. Um dia de tranquilidade na vida da gente facilita e nos ajuda a crescer.

A quem a senhora gostaria de agradecer pela missão da Pastoral da Criança?

A Deus pela vida que nos dá, pelo ardor missionário de servir aos pequeninos do reino e, claro, a cada líder que se dedica a essa missão de salvar vidas, além todas as pessoas que participam da família Pastoral da Criança. Meu muito obrigada e muitas bençãos para cada um de vocês. 

irma veneranda

Irmã Veneranda Alencar - Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança 

Ir. Veneranda, reafirme o convite para o Tríduo da Pastoral da Criança?

Aproveito este momento tão especial para renovar o convite a cada líder para vir para Curitiba, na sede nacional da Pastoral da Criança, para participar do Tríduo em Ação de Graças pela caminhada da Pastoral da Criança. Será uma festa muito bonita com a presença de todos que fazem a missão acontecer. Venham todos, o coração já está em festa!
Desejo a todos um 2020 cheio de paz, muitas alegrias, um ano novo muito abençoado, com muita saúde e que possamos dar continuidade a esta linda missão da Pastoral da Criança.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1475 - Ano Novo (.PDF)