direitos da gestante

Foto: Marcello Caldin

São muitos os fatores que levam a criança a se desenvolver de forma integral e a alimentação é um deles. Para isso, é necessário que ela tenha oportunidade de receber uma alimentação variada, nutritiva e saudável. Alimentos industrializados devem ser evitados a todo custo e, até os 2 anos de idade, é recomendado que o leite materno possa estar presente na vida da criança. Para conversar  sobre isso, convidamos a Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Caroline Dalabona. 

Os alimentos para as crianças devem ser frescos e não industrializados?

Esse é o ideal, e por frescos entendam naturais, tais como frutas, verduras e legumes, tudo isso também deve fazer parte da alimentação da família. Alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos,  tem muito açúcar, conservantes e produtos químicos que não são adequados para ninguém, muito menos para as crianças que estão em fase de desenvolvimento.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1464 - 14/10/2019 - Dia Mundial da Alimentação

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Por que não se deve oferecer açúcar para a criança?

Ele prejudica a saúde de qualquer pessoa, principalmente quando consumido em excesso, e nas crianças causa danos ainda maiores. Favorece o surgimento de cáries, a obesidade, e aumenta o risco de doenças crônicas, tudo isso em idade muito precoce. O açúcar deve ser totalmente evitado pelo menos até os dois anos de idade.

Por que os alimentos ultraprocessados não devem ser oferecidos para a criança?

Esses alimentos são produzidos pela indústria de alimentos e contém excesso de calorias e gorduras, de sódio, sal, açúcar, têm muitos produtos químicos, tais como adoçantes, corantes, conservantes, por isso, devem ser evitados ao máximo pelos adultos e não devem ser oferecidos para as crianças.

caroline dalabona

 Caroline Dalabona - Nutricionista da Pastoral da Criança

O melhor é a família preparar em casa a própria comida?

Sem dúvidas, esse é o ideal para a saúde dos filhos e de toda a família.

A higiene dos alimentos é muito importante?

Com certeza. É muito importante higienizar todo e qualquer tipo de alimento e utensílio e as  mãos na hora de preparar e consumir os alimentos. Não adianta uma refeição super nutritiva e saudável se a higiene não for bem feita, porque podemos acabar consumindo bactérias e fungos que vão prejudicar nossa saúde. O armazenamento dos alimentos é muito importante também, pois alguns alimentos devem ser refrigerados para manter o alimento próprio para consumo, por exemplo.

O que você acha da propaganda de alimentos para crianças?

Sabemos que a maior parte delas são de alimentos que não são saudáveis para as crianças e elas são muito injustas, porque as crianças não têm o discernimento de entender o que é bom e errado pra ela. Às vezes a propaganda associa algum brinquedo que atrai a atenção da criança, ou com algum personagem que a criança gosta, então é algo que precisa ser controlado de forma legal, porque a criança é vulnerável à isso e acaba sofrendo.

Leia a entrevista na íntegra: 1464 - Dia Mundial da Alimentação (.PDF)