1437 alimentacao da crianca entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

A alimentação para a criança não é apenas uma necessidade biológica para o seu desenvolvimento, mas também um momento de afeto e vínculo com a família, além de ser uma oportunidade para desenvolver, juntos, hábitos alimentares mais saudáveis. Para falar sobre isso, convidamos Caroline Dalabona, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança:

Qual é a importância da alimentação saudável na vida de uma criança?

Alimentação saudável é importante para todo mundo e muito especial para as crianças, pois alimentos saudáveis vão fornecer vida para essa criança, bem-estar, energia e vão promover o crescimento dela. São esses alimentos que garantem que essa criança tenha saúde, bem-estar, possa brincar, se divertir, crescer, durante toda a sua vida.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1437 - Alimentação da criança - 15/04/2019


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra


E como deve ser a alimentação do recém-nascido?

O recém-nascido precisa de um único alimento: o leite materno. Ele supre todas as necessidades do bebê. É fundamental que o bebê mame na primeira hora de vida, em especial, logo após o parto. O leite materno deve ser dado a ele até os 6 meses exclusivamente. O bebê não precisa receber chás, água ou qualquer outro tipo de líquido e alimento durante esse período.

E após os 6 meses, como deve ser a alimentação do bebê?

Após os 6 meses, o leite materno não é suficiente para suprir toda as necessidades nutricionais do bebê, por isso ele deve continuar recebendo o leite materno até os dois anos ou mais, mas, a partir dos 6 meses, precisa começar a receber a alimentação complementar, que são as papas, especialmente as papas de frutas de manhã e à tarde, e também a de refeição principal, almoço ou jantar. A papa deve ser feita apenas de frutas amassadinhas com garfo, não precisa de açúcar, de leite, de farofa, simplesmente a fruta. No começo, é importante dar apenas a papa do almoço ou jantar, pode ser com alimentos saudáveis como cenoura, arroz, pedacinho de carne, pode cozinhar tudo junto com temperos verdes, nada de sal, e, depois de cozido tudo amassado com o garfo. Essa papa, juntamente com o leite materno, fornece os nutrientes para a criança, por isso é importante que seja amassado com o garfo e não liquidificado ou em peneira. A consistência tem que ser de papa, como um purêzinho.

caroline dalabona

 Caroline Dalabona - Nutricionista da Pastoral da Criança

Quais os principais erros que os pais cometem ao alimentar uma criança?

Um dos principais erros é permitir que a criança consuma alimentos em frente a TV. É claro que a criança gosta, porque tem algum entretenimento ali, mas deve ser evitado, porque a criança está assistindo algum desenho, ela está focada naquele desenho, e não percebe o que está ingerindo nem o quanto está ingerindo. Outro ponto negativo é que isso não permite que a família tenha um momento juntos, reunião em volta da mesa, conversas, troca de experiências e diálogos.

Como a Pastoral da Criança promove a alimentação saudável?

Especialmente por meio das Hortas Caseiras. Incentivamos o plantio em casa, pois o consumo de frutas, verduras e legumes é fundamental para ter uma alimentação saudável, e especialmente o uso de alimentos regionais, que costumam ser mais baratos e ter uma qualidade melhor. A Pastoral da Criança estimula, também, que as famílias preparem os seus próprios alimentos, e que as crianças sejam envolvidas na alimentação.

Leia a entrevista na íntegra: 1437 - Alimentação da criança (.PDF)