crianca 1 ano

Foto: J. R. Ripper

As pessoas da família falam e conversam com a criança?

A criança de um ano a um ano e cinco meses

Como a criança pode aprender e se desenvolver

A criança está cada vez mais interessada em conhecer tudo o que vê: objetos, plantas, animais. Gosta que as pessoas mostrem e falem com ela sobre as coisas que vê e pega. Ela se interessa, também, por desenhos ou fotos em revistas e livros. Falar o nome do que ela está vendo, animá-la a repetir e conversar com ela sobre as atividades do dia a dia ajudam a criança a aprender a falar.

Ela já pode falar algumas palavras como: mamãe, água, bola. Mas ainda usa gestos para se comunicar: joga beijinhos, balança a cabeça para dizer “não”. Para aprender a falar, a criança precisa que as pessoas falem com ela. Gosta também quando a família fala com ela pedindo ajuda. Por exemplo: “Pega o sapato do papai embaixo da cama”. Dessa maneira, ela vai aprendendo as noções de lugar: embaixo, em cima, perto, longe.

crianca 1 ano segurando objeto

J. R. Ripper

A criança entende quando as pessoas pedem alguma coisa para ela?

A criança pode entender algumas ordens como: “Vamos para a rua?”, “Pega seu sapato”. Não é sempre que ela atende às ordens que recebe. Geralmente só obedece quando se interessa por fazer o que lhe é pedido.

A criança mostra o que quer e o que não quer fazer. Quando não pode fazer uma coisa, algumas vezes, faz birra (revolta), ou seja, pode chorar, gritar, bater os pés, se atirar no chão. Ficar falando “não”, meter medo ou bater não evita a birra. O melhor a fazer é esperar a birra passar, não dar atenção à criança enquanto ela faz birra e manter firmeza quanto à proibição feita. Vendo que não consegue, a criança acaba desistindo e começa a fazer outra coisa.

Na brincadeira com caixas, latas, tigelas ou vasilhas, a criança aprende a usar melhor as mãos. Quando tira e põe uma coisa dentro da outra, está aprendendo também noções de tamanho. A família pode aproveitar esse interesse em tirar e colocar para ensinar à criança como guardar seus brinquedos num saco ou caixa.
A criança gosta de entrar e sair de caixas, bacias e armários abertos. Ela está aprendendo sobre tamanhos, formas e controlando cada vez mais seus movimentos.

crianca 1 ano crianca andando

Foto: Arquivo Pastoral da Criança

A criança está aprendendo a andar sem a ajuda de outra pessoa. Isso é uma grande conquista!

Apesar de cair algumas vezes, vai continuar tentando porque tem vontade de aprender e fazer muitas coisas. Com a ajuda da família, vai se sentir segura e andar cada vez melhor no ambiente ao seu redor. Como pode andar pela casa toda e é muito curiosa, mexe em tudo o que consegue pegar. Se a criança cair e se machucar, é bom fazer compressa de gelo ou água fria para diminuir a dor e o inchaço.

Acidentes domésticos

A família precisa ter muito cuidado com a segurança da criança, mantendo portas fechadas, janelas protegidas, vasilhas com água, poços e buracos cobertos, remédios e produtos de limpeza guardados onde ela não possa alcançar. É preciso cuidado também para que ela não pegue e ponha na boca plantas tóxicas, porque podem envenená-la.

Saiba mais: Acidentes na infância

crianca 1 ano aleitamento

 Foto: Arquivo Pastoral da Criança

Alimentação e aleitamento materno

A criança nesta idade come os mesmos alimentos que a família, só que em menor quantidade. Como já tem mais dentes, consegue mastigar melhor. Ela já gosta de tentar comer e beber pegando a colher e o copo com suas mãozinhas. Fazendo isso ela vai aprendendo a comer sozinha.

O bebê vai fazer bagunça e que é preciso ter paciência. O bebê gosta de mexer com a comida, e essa bagunça faz parte do aprendizado e das experiências que ele vai ter com a comida. Se brigarem com o bebê enquanto ele estiver comendo ou mexendo com a comida, pode ser que ele dê mais trabalho para comer depois ou que pare de gostar das refeições.

Box amarelo: Para evitar o desperdício de alimentos, é bom que os pais coloquem pequenas quantidades de cada alimento no prato da criança. Logo que ela comer o que foi colocado, os pais devem colocar mais comida, até que ela deixe resto no prato ou recuse
mais alimentos.

Além de comer outros alimentos, é bom que a criança mame no peito nos intervalos das refeições. O leite materno continua sendo fonte de saúde para a criança!

“Pois em muita comida entra a doença, e a intemperança conduz à cólica. Pela gula insaciável muitos pereceram; quem, porém, é sóbrio, prolonga a vida”.
Eclo 37, 33-34

crianca 1 ano higiene bucal

Foto: Teotônio Roque

Higiene

Agora a criança já tem vários dentes e é preciso limpar bem todos eles. Para isso, deve-se usar uma escova de dente pequena e macia, sem creme dental.

Saiba mais: Um sorriso saudável começa já na gestação

A criança ainda não controla os músculos que seguram o xixi e o cocô. Quando ela avisar ou alguém perceber que a criança quer fazer cocô, pode-se colocá-la no penico (bacio) e ver se ela faz. Nunca force a criança, pois ela ainda é muito nova e, aos poucos, vai entender que tem um lugar próprio para fazer cocô e xixi.

crianca 1 ano xixi

Foto: Arquivos da Pastoral da Criança

Saiba mais: Dicas para a hora de tirar as fraldas

É necessário ensinar à criança, todos os dias, a lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro, como também devem fazer todas as pessoas da família.

Usar latrinas ou vaso sanitário evita que os vermes das fezes contaminem as pessoas e causem doenças. Para prevenir o aparecimento de ratos, baratas e moscas, que trazem doenças, deve-se manter o lixo dentro de sacolas plásticas fechadas e não jogá-los na rua ou em terrenos baldios. Os cuidados com a higiene, dentro e fora de casa, são importantes para a saúde de toda a comunidade.

A criança de um ano e meio a um ano e onze meses

Como a criança pode aprender e se desenvolver

A criança agora aprende com facilidade muitas palavras novas. Se tiver sido ensinada, já pode mostrar e falar o nome das partes do seu corpo: cabeça, umbigo, mão, pé.

crianca 1 ano crianca falando

Foto: Arquivo Pastoral da Criança

A criança se comunica usando pequenas frases?

Se a família conversar com a criança, ela pode aprender também a juntar duas ou três palavras para formar pequenas frases: “papá bola” (papai, me dá a bola), “mamã saí rua” (mamãe, vamos sair para a rua). É bom que as pessoas da família procurem entender o que a criança quer dizer. Assim estão animando-a para que aprenda a falar melhor.

A criança continua muito interessada em conhecer e usar tudo o que vê ao seu redor. A curiosidade ajuda a criança a aprender melhor. Ela faz com as coisas o que vê as pessoas fazendo: usa o sapato da mãe, coloca o cinto do pai.

O pensamento da criança está mais desenvolvido, e ela mostra isso nas atividades que faz. Por exemplo, quando quer pegar uma coisa que não alcança, não fica mais esperando alguém para pegar para ela. Agora, por conta própria, usa outra coisa para alcançar o que quer. Outro exemplo é subir em um banquinho para poder ver o cachorro por cima do muro.

crianca 1 ano banquinho

Foto: Erica Hobbold

A criança aprende a dizer “não”. Se os adultos deixam ao alcance dela coisas perigosas ou muitas coisas em que ela não pode mexer, vão ter de dizer “não mexa” e “não pegue” a todo momento. Como a criança imita os adultos, vai falar “não” para tudo que pedirem a ela. Para não ter que dizer não a tudo, é melhor os pais não deixarem ao alcance da criança muitas coisas que ela não pode mexer, principalmente as perigosas, e mostrar com o que ela pode brincar. Assim, ela aprende no que pode e no que não pode mexer, mas não ouve “não” para tudo.

Limites, dados com firmeza, sem agressão e repetidos sempre, são importantes para o desenvolvimento dela.

A habilidade da criança com as mãos aumentou. Ela já consegue abrir tampas e fazer rabiscos num papel ou no chão.

crianca 1 ano brincando com blocos

 Foto: J. R. Ripper

Ela gosta de brincar empilhando, derrubando, montando e desmontando coisas. A família pode arranjar para ela pedaços de madeira de tamanhos e formas diferentes e bem lixados. Esse tipo de brinquedo desperta muito o interesse da criança, pois ela pode brincar com os pedaços de madeira de várias maneiras diferentes.

Nessa idade, a criança, em geral, se interessa por saber como são seus órgãos genitais. Ela faz isso do mesmo modo que utiliza para conhecer as outras coisas: olhando e pegando. Ao tocar nesses órgãos, ela vai ter sensações agradáveis. Os pais não devem brigar com a criança quando ela mexe nos órgãos genitais, e sim distraí-la com outras brincadeiras. Dessa forma, sua curiosidade vai diminuindo aos poucos.

crianca 1 ano brincando

Foto: Erica Hobbold

A criança tem espaço que ofereça segurança para andar, correr e brincar?

A criança anda cada vez melhor, já dá pequenas corridas e adora subir em tudo. Nas escadas, sobe engatinhando e desce sentada. Se alguém dá a mão, ela é capaz de subir a escada em pé. A criança que é ajudada aprende melhor.

A criança gosta de andar puxando coisas amarradas num cordão ou empurrando brinquedos. Também gosta de brincar imitando os animais: anda como um cachorrinho, galopa em um pedaço de pau, etc.

Nessa fase, ela gosta de brincar cada vez mais com outras crianças, mas ainda pode brigar pelos brinquedos. A paciência dos pais é muito importante nessas horas. Bater não educa e só piora a situação.

Brincar com água, areia e terra acalma a criança. Ela fica muito tempo explorando, aprendendo como são e o que pode fazer com esses materiais. Mas os locais onde a criança brinca precisam estar limpos.

Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos. Sl 91,11

crianca 1 ano piolho

Piolho

O piolho é um parasita que põe ovos (lêndeas) nos cabelos. Esses ovos são brancos, pequenos e não desgrudam com facilidade. Eles causam muita coceira.

Se a criança estiver com piolho, oriente a mãe para que passe um pente fino em seus cabelos todos os dias, depois de lavá-los, usando o remédio receitado pelo médico.

Saiba mais. Piolho e sarna: qualquer um pode ter

crianca 1 ano sarna

Foto: Dermatologia Pediátrica - UFPR

Sarna

A sarna aparece na forma de bolinhas avermelhadas que formam um túnel debaixo da pele. Surgem no corpo todo, especialmente entre os dedos, nas axilas, na cintura, nas nádegas e nos genitais, causando muita coceira.

Saiba mais. Prevenção e tratamento para sarna

crianca 1 ano comendo brocolis

Foto: Caroline Caus Dalabona

Alimentação e aleitamento materno

A criança já sabe comer sozinha. Comendo junto com as outras pessoas da família, ela se alimenta melhor. É preciso que ela faça um lanche entre as refeições, pois seu estômago é pequeno e não cabe nele muita comida. Nesses lanches é bom oferecer frutas da região. A criança que desde cedo come frutas, verduras e legumes variados recebe maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis.

É bom evitar que a criança receba na sua alimentação açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas (rebuçadas), salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Eles não são saudáveis e tiram o apetite da criança para comer alimentos nutritivos.