A solidariedade, doar aos outros os próprios conhecimentos, talentos e o próprio tempo é uma das maiores satisfações que podemos ter na vida. Quando você doa algo para os outros, sem querer nada em troca, aquilo que você recebe é muito mais do que aquilo que você doa.
A maioria dos voluntários relata que sentem uma alegria imensa quando ajudam os outros. O serviço voluntário pode contribuir para a cidadania e a participação social das pessoas e, também, ajuda na realização pessoal e muitas vezes profissional.
Os voluntários da Pastoral da Criança que atuam como Articuladores junto ao Conselho Municipal de Saúde, por exemplo, têm a missão de prevenir a mortalidade infantil e melhorar o acesso aos serviços de saúde. Com a participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas, o serviço de saúde conhece melhor o seu público, a comunidade se envolve em todos os aspectos, o atendimento fica mais eficiente e todos saem ganhando.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com alguns Padres Assessores e alguns Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Criança.
Boa leitura!