O Ministério da Saúde informa que a vacina pentavalente foi reprovada em teste de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o Ministério da Saúde, já foi solicitada a reposição do fornecimento, no entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo e, por este motivo, momentaneamente, essa vacina está em falta em algumas regiões.
O país demanda normalmente 800 mil doses mensais dessa vacina. O abastecimento está parcialmente interrompido desde julho, situação comunicada aos Estados e municípios, e a previsão é que o abastecimento voltará à normalidade a partir de novembro.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite e infecções por HiB e a criança deve receber a primeira dose aos 2 meses de idade (http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao)
Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança e Doutor em Saúde Pública, lembra que a falta da vacina pentavalente é um problema momentâneo, mas ressalta a importância da vacinação: "existem muitas notícias falsas que circulam pela internet e nas redes sociais afirmando que as vacinas podem prejudicar a criança ou até mesmo que não possuem efeito algum para a saúde delas. É muito importante você, líder, lembrar de avisar as mães acompanhadas sobre a importância de todas as vacinas, tanto para a criança quanto para a gestante".
No site da Pastoral da Criança, você vai encontrar muitas informações sobre vacinas. Ouça os programas de rádio e as entrevistas; leia sobre o Calendário de Vacinação e as orientações dos especialistas; siga as dicas da Pastoral da Criança feitas especialmente para tirar dúvidas e ajudar você a garantir mais saúde e qualidade de vida para nossas crianças acompanhadas: https://www.pastoraldacrianca.org.br/vacinas/as-maes-da-pastoral-da-crianca-estao-protegidas-contra-a-desinformacao
Fonte: http://www.saude.gov.br
Leia mais em: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45772-regularizacao-dos-estoques-de-vacina-pentavalente