folder amamentao faz bem para o seu filho para voc e para o planeta 1 638
Folder Ministério da Saúde.

O Programa de Aleitamento Materno (PROAMA) da Secretaria Municipal de Saúde
de Curitiba
, junto a COAMACS, promovem na Semana Mundial do Aleitamento Materno o 4º Mamaço de Curitiba, com o propósito de incentivar e encorajar a amamentação.

A Semana da Amamentação acontece em Curitiba desde 1991, mas esta é a primeira vez que o evento coincide com a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para encerrar as ações deste ano, está marcado para o próximo domingo (7 de agosto), o 4º Mamaço, a partir das 14 horas no Jardim Botânico.

Assim como a Pastoral da Criança, em sua atuação nas comunidades, o evento busca conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade para a saúde da criança e da mãe. Para Regina Reinaldin, enfermeira da coordenação nacional da Pastoral da Criança, este tipo de evento é um incentivo à amamentação materna, deixando para trás mitos que ainda impedem algumas mães de amamentar“.

É pela amamentação que o bebê recebe os anticorpos para se proteger de diversas doenças, como a diarreia e as infecções, e o risco de asma, diabetes e obesidade reduz. Amamentar é bom para a mãe, pois diminui o sangramento pós-parto, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovários, diabetes e infarto do coração.

É importante saber que o leite materno é sempre adequado ao desenvolvimento do bebê, ele nunca é fraco. Nos primeiros dias a produção é pequena, esse leite é chamado de colostro e possui alto valor nutritivo. Até os 6 meses de vida do bebê, o leite materno deve ser o único alimento e somente após esse período deve-se complementar com uma alimentação saudável, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

A amamentação não deve doer ou machucar, nesses casos é importante procurar ajuda médica.

Todos estão convidados a participarem e apoiarem o 4º Mamaço.

Serviço:

4º Mamaço de Curitiba
Data: 07 de agosto (domingo)
Horário: 14h
Local: Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/nº)