1409 gestacao tardia gestante em pe entrevista

Foto: Hioahelsefag

Após os 28 anos de idade, o corpo da mulher começa a ser considerado idoso para ter uma gestação plena e saudável. Uma mulher com mais de 28 anos tem mais riscos de ter um bebê prematuro, com problemas de saúde ou com síndromes. Mas, mesmo depois dessa idade, existem cuidados que podem ser tomados para que a gestação seja saudável tanto para a mãe quanto para o bebê. Para falar sobre isso, convidamos o Dr. Nelson Arns Neumann, Doutor em Saúde Pública e Coordenador Internacional da Pastoral da Criança.

Dr. Nelson, gostaria que o senhor explicasse aos nossos ouvintes: o que é uma gestação tardia?

Quando eu comecei a Faculdade de Medicina, diziam que a partir de 28 anos de idade já ficava tarde para a mulher ter filhos com segurança. Depois, esse prazo foi se estendendo e ouvíamos professores falando que poderia ser até os 38 anos. Hoje em dia as mulheres têm uma condição de saúde muito boa, só que com estudos mais recentes se percebeu que a partir dos 28 anos de idade os riscos aumentam a cada ano. Esses riscos são da criança nascer prematura ou dela não crescer direito dentro da barriga da mãe, entre muitos outros. Então, falamos que a gestante começa a ficar idosa a partir dos 28 anos de idade.

Thereza Kaiser Batista - Assistente técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança.

Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador nacional adjunto e coordenador internacional da Pastoral da Criança

Dr. Nelson, existe uma idade ideal para a mulher engravidar?

Existe um estudo muito grande feito na Dinamarca que analisou o nascimento de mais de 200 mil crianças. Neste estudo, eles perceberam que aos 20 anos o corpo já está formado e tem plena capacidade de ter uma boa gestação, mas que depois dos 28 anos os casais devem ser orientados sobre os potenciais riscos de adiar mais ainda a primeira gestação.

E para a gestante, quais são os riscos?

Quanto mais idosa a mulher, acima dos 28 anos, maior a chance de se ter crianças que nascem com síndrome de down e com outros tipos de síndrome. Então não é só a questão metabólica, diabetes, hipertensão, obesidade, mas também o risco da criança nascer com síndromes aumenta consideravelmente com a idade da mãe.

E quais são os cuidados que uma gestante com mais idade deve ter?

Antes da gestação ela deve ter dois cuidados essenciais: primeiro a questão do ácido fólico, para que a mulher possa a ter esse estoque de ácido fólico, porque já nos primeiros dias, na primeira semana é que se forma o cérebro e a coluna na medula espinhal. É muito importante ter o ácido fólico no corpo para poder formar bem o bebê. A outra questão é a questão do peso, o  ideal é que a mulher esteja com peso adequado antes de começar a gestação, porque você não vai poder fazer dieta durante a gestação porque pode prejudicar a criança.

Leia a entrevista na íntegra: 1409 - Gestação tardia (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1409 - Gestação tardia - 01/10/2018