1407 adultos com dif funcionamento organismo entrevista

Foto: Prefeitura de Itanhaém

Crianças com diferença no funcionamento de seu organismo precisam de mais atenção para um bom desenvolvimento, mas isso não significa que devam ser isoladas da sociedade. Elas devem frequentar os lugares que as crianças frequentam, inclusive escolas. Para falar sobre isso, chamamos a Dra. Elizabeth Tunes, Doutora em Psicologia, Professora e Pesquisadora do Centro Universitário da Universidade de Brasília.

Dra. Elizabeth, como é que as crianças com diferença no funcionamento do seu organismo são acompanhadas pela Pastoral da Criança?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1407 - Crianças ou adultos com diferença no funcionamento do seu organismo - 17/09/2018


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra


A Pastoral da Criança faz um trabalho preventivo e promocional de desenvolvimento. Ela acompanha as crianças por meio do trabalho das líderes, o que é um trabalho maravilhoso! Acompanha o desenvolvimento dessas crianças até os 6 anos, exatamente porque, se houver indícios de que alguma coisa não está bem, essa criança ainda pode ser atendida e assistida a tempo, de modo que seu desenvolvimento no futuro não será comprometido.

Porque a Pastoral da Criança usa Indicadores de Oportunidades e Conquistas, Dra. Elizabeth?

No ambiente social da criança precisa ter condições para que ela se desenvolva, se as condições não forem dadas ela não vai se desenvolver. São essas condições que nós chamamos de oportunidade, porque elas são oportunidades de desenvolvimento. Se as oportunidades são dadas e as crianças não reagem a essas oportunidades, significa que aquela criança precisa de mais atenção, então a criança atua sobre aquela oportunidade e por isso a gente chama de conquista aquele resultado a que a criança chegou, ela aproveitou aquela oportunidade e conquistou aquele indicador.

O Guia do Líder diz que toda e qualquer criança se desenvolve. Dra. Elizabeth, você poderia explicar um pouco isso para gente?

entrevista com dif funcionamento organismo elizabeth tunes

Elizabeth Tunes

As crianças se desenvolvem dentro do que é possível de acordo com as condições que foram dadas a elas, com as condições sociais do seu ambiente e com as condições psicofisiológicas dela. Então, não existe desenvolvimento bom ou ruim, todos nós temos um  desenvolvimento possível, porque ninguém tem condições sociais plenas de desenvolvimento. Nos desenvolvemos dentro das possibilidades e das circunstâncias que existem e essas circunstâncias são limitadas para todos.

Entrevistado(a) José do Carmo Silva
Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança de Leopoldina Minas Gerais

José, quais orientações vocês dão às famílias sobre como lidar com crianças com diferença no funcionamento do seu organismo?

As crianças que tem diferença no organismo necessitam de um maior cuidado, de um melhor entendimento e de amor, porque esse processo da inclusão acontece à medida que nós amamos, que nós respeitamos, que entendemos que a diferença existe e deve ser respeitada. Essa criança tem o direito e deve ser acolhida na sociedade.

Leia a entrevista na íntegra: 1407 - Crianças ou adultos com diferença no funcionamento do seu organismo (.PDF)