Ambientação

  • Boas-vindas

    04/08/2020

    Queridas lideranças e amigos da Pastoral da Criança,

    Saúde e Paz!

    Embora estejamos vivenciando tempos de incerteza e medo por tudo o que está acontecendo, não podemos perder a confiança em nosso Deus, que é Vida Plena!
    Existem medidas duras, mas necessárias! Medidas que mudam a nossa rotina e, sobretudo, das pessoas mais vulneráveis! Porém, vamos acolhê-las com serenidade, uma vez que também a nós, se aplicam as palavras do profeta Isaías:

    "Não tenhas medo, que eu estou contigo. Não te assustes, que sou o teu Deus. Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo. Sim, eu te seguro com minha mão vitoriosa. Isso, porque eu sou o Senhor, o teu Deus, eu te pego pela mão e digo: Não temas, que eu te ajudarei", (Isaías 41,10-13)

    Com fé, autocuidado, responsabilidade social e eclesial, vamos vencer esta doença!

    Enfim, sigamos sempre lembrando que a esperança não decepciona e, para ela caminhamos confiantes e em oração!

    Deus abençoe a todos!

    Rezemos com o Papa Francisco:

    Maria, nós nos entregamos a ti.
    Ó Maria,
    Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.
    Nós nos entregamos a ti, saúde dos enfermos, que na cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a tua fé.
    Tu, salvação do povo romano, sabes do que precisamos e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia, que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.
    Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor, a nos conformarmos com a vontade do Pai e a fazer o que Jesus nos disser.
    Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição.
    Amém.
    Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus. 
    Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação, e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada.

     

  • Introdução

    10/07/2020

    Querido/a Voluntário/a,

    No momento de crise por conta da pandemia que estamos vivendo, a atuação da Pastoral da Criança é ainda mais importante, uma vez que informações científicas corretas costumam demorar a chegar, principalmente aos mais pobres, e, quando chegam, nem sempre são em linguagem compreensível. Soma-se a isso as fakenews e as informações populares incorretas que circulam pelos grupos de whatsapp e podemos ter um agravamento da situação pela falta de cuidados simples que podem salvar muitas vidas.

    O papel da comunidade no combate a esta epidemia é mundialmente reconhecido. A Associação Internacional de Epidemiologia (IEA), entidade que reúne os maiores especialistas mundiais em epidemia, com sede nos Estados Unidos, escreveu que

    "nesta fase da pandemia global, é vital evitar o medo. Devemos refutar os rumores enquanto educamos nossas comunidades sobre o valor do distanciamento social, da higiene das mãos e da etiqueta da tosse para limitar a propagação desta infecção. Nossos membros, como profissionais de linha de frente nos esforços de preparação, planejamento, resposta e advocacia em todo o mundo, desempenham um papel inestimável nos esforços globais de controle de doenças. Incentivamos muitos de nossos membros a se envolver com vigilância, rastreamento de casos e controles, prevenção e controle de infecções, comunicação de riscos e envolvimento da comunidade, entre outras áreas importantes de necessidade".

    Por isso, a Pastoral da Criança está propondo este material educativo de Combate ao Coronavírus (COVID-19), por meio do nosso módulo de e-Capacitação no  App Visita Domiciliar e Nutrição.

    Vamos conhecer um pouco mais sobre o e-Capacitação e como ele funciona?

    O e-Capacitação foi elaborado para facilitar a formação dos nossos voluntários que desejam se tornar líderes da Pastoral da Criança. Nele é possível acessar todo o conteúdo necessário a ser estudado, por meio de textos, fotos, áudios e vídeos. É uma ferramenta valiosa que trará mais dinâmica a formação dos nossos líderes. E neste tempo de crise, também convidamos e propomos este material para todos aqueles que querem ajudar, com informações verídicas e importantes para a comunidade.

    Este material conta com 4 etapas: Ambientação, Informações importantes sobre o coronavírus, Missão da Pastoral da Criança e Informações para famílias e voluntários.

    Em cada etapa haverão tópicos pertinentes àquele assunto. Por exemplo: dentro da etapa "Informações importantes sobre o coronavírus" você encontrará os tópicos "O que é o coronavírus", "Sintomas e formas transmissão", "Formas de prevenção", entre outros.

    Para facilitar o aprendizado e o aperfeiçoamento dos voluntários, a etapa "Informações importantes sobre o coronavírus" está dividida emdois níveis:

    • Básico:conteúdo fundamental sobre o assunto.
    • Complementar:conteúdo que complementa o que foi tratado no básico.

    Dentro dos tópicos, teremos dois botões:

      • BotãoTreinar”: São perguntas que contextualizam o conteúdo teórico em situações concretas. Não contará como avaliação, mas como um auxílio para fixar o conteúdo. 
      • Botão “Treino realizado”: Funcionará como um gabarito, onde estarão salvas todas as perguntas e respostas feitas do treino.
      • Avaliação: As perguntas utilizadas na avaliação serão as mesmas do treino e para ser aprovado precisa atingir um índice de acerto superior a 70%. Caso o usuário não consiga alcançar a média, ele não conseguirá avançar para o nível complementar, podendo repetir quantas vezes quiser, até alcançar a média necessária.

    Após a realização da e-Capacitação você estará apto para atuar junto à comunidade para levar a melhor informação possível, além de criar redes de apoio e solidariedadepara ajudar a quem mais precisará de nosso auxílio neste momento difícil. Precisamos lembrar que é tempo de cuidado e responsabilidade, e não abandonar os mais vulneráveis.

    Contamos com você!


    Coordenação Nacional da Pastoral da Criança