1450 cuidados com os bebes primeira semana url

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

O primeiro ano de vida do bebê é um período importante e exige atenção, pois ele está em fase de descobertas e desenvolvimento, além de ser uma etapa em que o cuidado com a saúde e segurança devem ser constante. Para falar sobre isso, convidamos Paula Pizzato, Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

Como a família deve agir com as visitas que querem pegar o bebê no colo e beijá-lo?

Não devemos visitar o bebê quando estamos gripados, resfriados, com tosse, conjuntivite ou qualquer outra doença infecciosa, porque isso pode atingir o bebê. Herpes labial é muito perigoso e as pessoas devem cuidar muito com isso. Quem tem herpes labial não pode nunca beijar uma criança, porque isso pode passar pra ela. 

Como deve ser a alimentação do bebê no primeiro ano?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1450 - 08/07/2019 - Cuidados com o bebê no primeiro ano de vida


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

É fundamental que até os 6 meses de vida o bebê receba exclusivamente o leite materno. A partir dos 6 meses, junto com o aleitamento materno, começa a introdução dos alimentos como papinhas, frutas raspadas e amassadas. Aos 8 meses de idade, o bebê já vai começar a comer a comida da família, que quanto mais variada, melhor.

Que cuidados a família deve ter para proteger o bebê dos acidentes domésticos?

Evitar deixar panos, fios, cordões e plásticos perto do bebê, porque ele pode sufocar. Tomar cuidado com as tomadas, porque eles podem colocar o dedo ou algum objeto no furo da tomada e levar um choque. Na cozinha, tem diversos cuidados a serem tomados: é importante colocar facas, garfos e tesouras dentro de gavetas e trancar essas gavetas se elas estiverem ao alcance das crianças, assim como qualquer outro objeto perigoso. Até mesmo copos e pratos podem cair e machucar a criança. Lembrar de manter fora do alcance detergentes e produtos de limpeza e nunca deixar a criança sozinha. Ela precisa do cuidado constante de adultos. 

Qual é a importância das vacinas para o bebê de um ano?

1274 alimentacao gestante paula pizzatto

Paula Pizzatto - Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

As vacinas são importantes e obrigatórias, e cumprir com o calendário de vacinação vai garantir que a criança esteja protegida. 

Como deve ser o sono do bebê e qual a melhor posição para ele dormir?

É a orientação dos especialistas que o bebê durma de barriga para cima, pois isso pode prevenir em até 70% as mortes súbitas.

Leia a entrevista na íntegra: 1450 - Cuidados com o bebê no primeiro ano de vida