Durante o Mês da Prematuridade, em que o programa Viva a Vida destaca os desafios e cuidados com os bebês que nascem antes do tempo, um tema merece atenção redobrada: as vacinas. Segundo a ONG Prematuridade.com , referência nacional no tema, os prematuros devem ser imunizados de acordo com a idade cronológica, e não pelo peso ou idade gestacional. Isso significa que o calendário segue a mesma lógica dos bebês a termo, mas com alguns cuidados específicos.

Primeiras vacinas do bebê prematuro

  • Hepatite B, que deve ser aplicada em quatro doses nos bebês com menos de 33 semanas ou menos de 2 kg;
  • BCG, que só pode ser aplicada quando o bebê atinge 2 kg.

Outra proteção importante é a vacina hexavalente acelular. Ela reúne várias vacinas em uma só aplicação e costuma causar menos reações. Atualmente, a hexavalente está disponível no SUS apenas para prematuros que nasceram antes de 33 semanas ou com menos de 1,5 kg, por critérios definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Além das vacinas, a prevenção das infecções respiratórias é fundamental, especialmente contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de bronquiolite em crianças pequenas. Para isso, existem dois imunobiológicos (não são vacinas, mas sim anticorpos prontos que ajudam na defesa do bebê):

Proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

  • Palivizumabe, oferecido pelo SUS para prematuros de maior risco, aplicado mensalmente durante o período de circulação do vírus;
  • Nirsevimabe, aplicado em dose única, já aprovado no Brasil e com previsão de ser incorporado ao SUS no próximo ano, antes da nova temporada do VSR.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) , manter o calendário vacinal em dia, sem atrasos, é uma das maneiras mais eficazes de proteger o bebê prematuro de complicações graves. E é essencial que toda a família esteja com as vacinas atualizadas.

Quer saber mais sobre a prematuridade e os cuidados com o bebê prematuro?

Acesse o conteúdo completo sobre a prematuridade e o Programa Viva a Vida desta semana:

Clique aqui para acessar o especial sobre bebês prematuros