A Pastoral da Criança alerta a população sobre a existência de páginas na internet e perfis mal-intencionados em redes sociais que utilizam indevidamente o nome e a identidade visual da instituição para solicitar doações, inclusive por PIX. Recebemos denúncia de uma página que pedia doações para uma suposta campanha de arrecadação de dinheiro para compra de remédios para uma criança.

Esclarecemos que a Pastoral da Criança não autoriza o uso de sua marca, nome ou identidade visual em campanhas particulares de captação, sob qualquer hipótese.

No caso identificado, já registramos boletim de ocorrência na Delegacia de Estelionato da Polícia Civil e estamos adotando as medidas cabíveis para requerer a retirada da marca e de qualquer menção à Pastoral da Criança. O mesmo será feito com qualquer campanha, seja o relato verdadeiro ou não, que utilize indevidamente o nome da instituição.

Orientações ao público
  • Desconfie de solicitações de doação que usem urgência, apelos emocionais ou peçam transferência por PIX, QR Code ou contas pessoais.
  • Verifique sempre o endereço do site e se há referência ao domínio oficial da Pastoral da Criança (pastoraldacrianca.org.br).
  • Não compartilhe dados pessoais ou comprovantes em conversas privadas.
  • Em caso de dúvida ou suspeita, interrompa o contato e informe nossos canais oficiais e as autoridades competentes.

As formas oficiais de doação para a Pastoral da Criança estão descritas em nosso site oficial