A Pastoral da Criança acaba de lançar uma nova versão da Folha de Acompanhamento (FAC), agora em formato digital. A ferramenta, que já era utilizada no formato impresso pelos Articuladores de Saúde para registrar mensalmente informações importantes sobre a realidade da infância em seus municípios, ganhou novas funcionalidades e mais agilidade com a digitalização. Na versão digital, foram incorporados recursos que facilitam o trabalho do articulador, tornando o processo mais ágil e eficiente.
A novidade permite que os Articuladores de Saúde registrem, diretamente pelo aplicativo da Pastoral da Criança + Gestante, as ações realizadas em três frentes principais:
- Participação nas reuniões dos conselhos municipais de saúde;
- Estudo de mortes evitáveis de crianças menores de 1 ano, com o objetivo de prevenir novos óbitos;
- Resposta às notificações enviadas pelos líderes comunitários sobre problemas enfrentados pelas famílias nos serviços públicos de saúde.
Essa última funcionalidade é um avanço significativo: a partir das informações coletadas pelos líderes durante as visitas domiciliares, como a ausência de medicamentos ou a falta de profissionais nas unidades básicas de saúde, o Articulador recebe notificações e passa a atuar diretamente para buscar soluções, com retorno direto ao líder sobre as medidas adotadas. Tudo isso de forma registrada e transparente na FAC Digital.
Mais agilidade, mais diálogo, mais resultados
Com a FAC Digital, a Pastoral da Criança fortalece sua missão de evangelizar e promover a vida, colocando a tecnologia a serviço da justiça social. O Articulador se torna, cada vez mais, um elo entre a comunidade e os serviços públicos, dando visibilidade a realidades muitas vezes negligenciadas, como explica Regina Reinaldin, enfermeira da equipe técnica da Pastoral da Criança:
O trabalho do Articulador vai muito além do registro. Ele escuta, articula, participa dos conselhos e comitês, e atua com base nos valores cristãos da partilha, da empatia e da construção coletiva. “Sua principal missão é propor soluções coletivas, baseando-se em valores cristãos, como a escuta e o diálogo fraterno”, explica Gean Soares, também enfermeiro da equipe técnica.
Um trabalho coletivo pela saúde das famílias
Entre os desafios presentes na saúde pública em todo o Brasil estão: a ausência de antibióticos, suplementos, vacinas e profissionais nas unidades de saúde; falhas na atenção pré-natal; falta de vagas em creches; e outros indicadores que afetam diretamente o desenvolvimento das crianças e a saúde das gestantes.
Com a FAC Digital, os Articuladores ganham mais ferramentas para transformar esses desafios em ações concretas. Ao lado dos líderes e da comunidade, contribuem com a formação de redes de solidariedade, fortalecem o controle social e ajudam a garantir que o direito à saúde seja, de fato, respeitado.