A morte de um bebê de quatro meses, registrada em Curitiba-PR no último dia 19/05 e amplamente noticiada pela imprensa, traz novamente à tona um alerta importante da Pastoral da Criança: a posição correta para o bebê dormir é de barriga para cima. Colocar o bebê para dormir de lado ou de bruços aumenta significativamente o risco de morte súbita em crianças menores de um ano — risco que pode ser reduzido em até 70% quando o bebê dorme de barriga para cima, conforme comprovam estudos científicos e recomendações de entidades pediátricas nacionais e internacionais.
Desde 2009, a campanha da Pastoral da Criança alerta: a posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima. Orientação é respaldada por especialistas e instituições de referência em saúde.Desde 2009, a Pastoral da Criança desenvolve a campanha Dormir de barriga para cima é mais seguro, que reforça essa orientação baseada em evidências. Estudos mostram que colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz de forma significativa o risco de morte súbita. A recomendação é reforçada também pela American Academy of Pediatrics (AAP) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que orientam que crianças menores de um ano durmam em um berço com superfície firme, sem objetos soltos, travesseiros ou paninhos.
A Pastoral da Criança reforça que essa é uma orientação que deve ser seguida por todos que cuidam do bebê, em qualquer ambiente:
“As pesquisas mostram que 'de barriga para cima' é a maneira correta de deitar a criança até completar um ano de vida para reduzir os riscos de morte súbita em até 70%. Não importa se é em casa, na creche ou na casa da avó. É importante orientar todas as pessoas que irão ajudar a cuidar do bebê, para que sempre o deitem de barriga para cima”, destaca Regina Reinaldin, enfermeira e membro da equipe técnica da Pastoral da Criança.
Uma dúvida comum entre mães, pais e cuidadores é se colocar o bebê de barriga para cima não aumentaria o risco de ele se afogar em caso de vômito. Essa é uma crença popular incorreta. Na verdade, quando o bebê dorme de lado ou de bruços, ele respira um ar viciado — o próprio ar que expira — e, diferente dos adultos ou crianças maiores, alguns bebês ainda não desenvolveram plenamente o reflexo de mudar de posição para evitar o sufocamento, o que pode levar à asfixia. Quando está de barriga para cima, se houver refluxo ou vômito, o bebê tende a tossir, protegendo as vias respiratórias e chamando a atenção dos cuidadores. “É melhor engasgar do que morrer”, alerta o epidemiologista Dr. Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reforçando que as evidências científicas sobre o tema são claras e indiscutíveis.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a morte súbita na infância é uma das principais causas de óbito em bebês menores de um ano e, embora suas causas não sejam totalmente conhecidas, há fatores que aumentam esse risco — entre eles, colocar o bebê para dormir de lado ou de bruços. A Pastoral da Criança reforça às famílias, cuidadores e instituições que priorizem sempre o cuidado seguro, adotando as recomendações de saúde e proteção da vida desde os primeiros dias do bebê.
Confira mais informações e notas técnicas sobre o tema
Sociedade Brasileira de Pediatria - Documento Científico - Síndrome da Morte Súbita do Lactente
Sociedade Brasileira de Pediatria - Bebê deve dormir de barriga para cima ou de lado? Pediatras reforçam recomendações para o sono seguro
American Academy of Pediatrics (AAP) - Sleep-Related Infant Deaths: Updated 2022 Recommendations for Reducing Infant Deaths in the Sleep Environment
Pastoral da Criança - Perguntas e Respostas - Bebê de barriga para cima
Pastoral da Criança - Campanha - Bebê dormir de barriga para cima é mais seguro