Brinquedos e Brincadeiras
O brinquedo é o objeto utilizado para divertir a criança e sempre deve aguçar e estimular o interesse dela. A brincadeira é a ação de brincar que favorece o divertimento, a curiosidade e o desejo de realizar outras descobertas.
A criança gosta muito mais de explorar os objetos da casa do que de um brinquedo comprado. Uma toalha, um lençol, colocados sobre duas cadeiras, dá uma bonita cabana para brincar; sentar no chão para jogar cinco-marias pode render horas de brincadeira; montar um quebra-cabeça ou brincar de faz-de-conta com uma panela e uma colher de pau pode divertir a criança durante muito tempo.
Aqui, no AppVisita, em E-Capacitação, há um excelente material sobre Brinquedos e Brincadeiras, com diversas sugestões de brincadeiras, bem como instruções detalhadas de como fazer brinquedos com sucatas e outros objetos. Bora aproveitar o final de semana para inventar muitas brincadeiras com as crianças dentro de casa?
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!
Brincar sem brinquedos
A criança nem precisa ter brinquedo para brincar. Passear de mãos dadas, observar a trilha das formigas, conversar sobre o canto dos pássaros, escutar o barulhinho da chuva no telhado também são brincadeiras fabulosas para elas.
O mais importante durante essas brincadeiras sem brinquedos é a relação de atenção dos pais, a interação, o cuidado e o carinho. Em uma única brincadeira dessas a criança desenvolve várias habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, afetivas e sociais.
Muitos estudos mostram a importância do brincar na Primeira Infância, especialmente sem brinquedos, pois, ao brincar livremente, a criança vai construindo um novo universo de criatividade, de imaginação, de descoberta e de alegria. Essa construção garante, durante toda a vida dela, uma percepção positiva de si mesma e dos adultos que a cercam.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!
A importância da brincadeira para a formação de vínculo afetivo
Durante a brincadeira, a criança interage com as pessoas da família e gosta muito de ficar junto delas. Ela fica feliz quando os pais conversam e cantam para ela.
A criança que brinca com as pessoas da família tem autoestima elevada e demonstra maior confiança e autonomia nas suas relações. Por isso é tão importante a família conversar com ela sobre as atividades do dia a dia, pois essa interação ajuda a criança a aprender e se desenvolver.
O fortalecimento do vínculo afetivo da criança acontece nas relações familiares, no aleitamento materno, nas relações de convivência, quando a criança brinca, quando engatinha, imita sons e gestos dos seus pais e em todas as interações.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Boa leitura!
É preciso tempo de qualidade com os pequenos
As crianças se desenvolvem brincando. Por isso, os pais, a família e a comunidade devem promover ambientes favoráveis para as crianças brincarem.
Durante essa época de pandemia, é preciso destinar em casa lugares para as crianças brincarem livremente e soltarem sua imaginação. Elas têm interesse por diferentes habilidades, gostam de ouvir histórias, inventar teatros, cantar, brincar de rasgar, amassar, rabiscar revistas e jornais, brincar com argila e areia, com potes de diferentes tamanhos e ficam extremamente felizes quando podem molhar-se com um pouco d'água.
Um tempo gostoso para sentar juntos no sofá para contar uma história, para fazer uma receita na cozinha ou para brincar de faz de conta ficará guardado na memória da criança por muitos e muitos anos. Que tal a gente aproveitar esse período de pandemia para aumentar o tempo de qualidade que passamos com os pequenos? Tenho certeza que valerá muito a pena, para a criança e para a família!
Um abraço carinhoso em cada um e cada uma!
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros, Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
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A importância de brincar sem brinquedo
A criança brinca por necessidade e ao brincar aprimora os sentidos da visão, audição, tato, e consegue aperfeiçoar seus movimentos. Na brincadeira, desenvolve sua linguagem e seu pensamento, aprende e compreende as atividades, os costumes e a viver em comunidade.
É papel da família e da comunidade criar ambiente favorável, limpo e seguro, para que a criança possa explorar, se divertir e aprender novas possibilidades de realizar livres escolhas e brincadeiras.
Por meio do brincar, a criança forma o seu pensamento, descobre o mundo, constrói autonomia, aumenta a sua autoestima e cresce como pessoa. No Brasil, os direitos de brincar estão protegidos pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei 13257, de 2016, mais conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Ir. Veroni Medeiros,Assessora Técnica em Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
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