Sabemos que o foco da nossa missão são as crianças e as gestantes, mas neste momento de intensas mudanças na sociedade, devemos também dar atenção a um grupo que está sofrendo bastante o isolamento: os idosos.
Muitos se encontram sozinhos em casa, sem poder sair e conversar com as pessoas. Nesse momento a solidariedade de toda a comunidade pode ajudar:
- Procure saber quais idosos da comunidade precisam de ajuda, como fazer compras de comida ou remédio e veja quem pode ajudá-los. Os jovens podem ser grandes colaboradores neste momento.
- Oriente as famílias para falar com os idosos que conhece que é preciso evitar sair nas ruas, ir nos comércios, lugares fechados e aglomerações.
- Fale também que os idosos podem (até devem) sair para tomar sol no quintal. Tomar sol pela janela aberta também é bom (o sol quando filtrado pelo vidro não produz o efeito na nossa pele que produz a vitamina D).
- Oriente também que os idosos devem ficar, no mínimo, 2 metros de distância de qualquer pessoa, mas isso não deve impedir a interação entre eles.
- É possível bater um papo, escutar música, comer juntos, sempre respeitando a distância de 2 metros e as recomendações de higiene. Importante lembrar que pessoas com sintomas de gripe não devem ter contato com idosos.
Nossos queridos velhinhos, mesmo em casa, as vezes esquecem de manter os 2 metros de distância * e acabam indo cumprimentar seus vizinhos e amigos, não lembrando da distância segura.
Uma ideia que poderá ajudar é a família colocar uma fita de demarcação (igual as que estão sendo usadas nas farmácias) - ou uma cordinha, barbante - para delimitar até onde é seguro ir, sem se aproximar demais de onde outras pessoas caminham. Coloque a fita 2 metros antes da rua ou calçada.
Com isso, o idoso se sentirá seguro e poderá aproveitar o sol, a vizinhança e, principalmente, o calor do sorriso tão necessário às nossas vidas.
* não apenas os velhinhos que esquecem da distância segura ...
Estas são algumas dicas para ajudar diminuir a solidão dos idosos e aumentar a solidariedade e a união de toda a comunidade.
O Ressuscitado continua entre nós!