nelson CFM mar 20192

Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança participou, nos dias 19 e 20 de março, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília, da reunião da Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, que contou com a participação da Dra Silvia Waiãpi, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Durante a reunião, segundo Dr. Nelson, foi discutido sobre a importância de esforço conjunto entre o Governo e o Conselho Federal de Medicina para combater as doenças negligenciaas, ou seja, àquelas que possuem tratamento e prevenção, mas isso não chega à quem mais precisa. nelson CFM mar 2019 2

Em dezembro de 2017, a Pastoral da Criança recebeu do Ministério da Saúde, durante uma reunião do Conselho Federal de Medicina, a informação de que indígenas, a maioria crianças, estavam sofrendo com infestação de Tungíase (bicho de pé) e solicitou ajuda. A Pastoral da Criança entrou em contato com a CNBB que prontamente convocou uma reunião para tratar o assunto com CIMI, representantes do Ministério da Saúde (área de segurança alimentar e saúde indígena) para estabelecer uma estratégia de intervenção.tungase crianatungase ptungase p1

 

 

 

 

O tratamento, embora simples e eficaz, não era possível porque o medicamento, amplamente usado na Europa, não era legalizado no Brasil pela ANVISA. Depois de um trabalho de mobilização e cooperação, conseguimos tratar osYanomamis graças ao recebimento de 20% do volume necessário da Alemanha, internalizada em "mala diplomática", e o restante manipulado em farmácia de Curitiba. E o efeito, foi fantástico.

Dr. Pedro Albajar Viñas,  WHO / CDS / NTD / IDM / Chagas Disease, da World Health Organization, após conversar com a Dra Mariângela Simão, Assistant Director General, World Health Organization - e quem apoiou e acompanhou toda a ação, sobre o caso de epidemia de tungíase no DSEI Yanomami e da atuação da Pastoral da Criança, integrada com diversas entidades para resolver a questão, agradeceu: "só tenho palavras de admiração, gratidão, felicidade, pela sua capacidade de co-organizar e apoiar essa excelente resposta interinstitucional, sinérgica, completa, efetiva. Meus parabéns!

A Comissão de Integração de Médicos de Fronteira tem como objetivo: "Garantir aos povos indígenas o acesso à atenção integral à saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, contemplando a diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política de modo a favorecer a superação dos fatores que tornam essa população mais vulnerável aos agravos à  saúde de maior magnitude e transcendência entre os brasileiros, reconhecendo a eficácia de sua medicina e o direito desses povos à sua cultura."

A Pastoral da Criança agradece o apoio das diversas entidades que se mobilizaram para ajudar nessa importante missão e, principalmente, ao Dr. Pedro Albajar Viñas e à Dra Mariângela Galvão, pela confiança em nosso trabalho e pela oportunidade de levar Vida Plena para as crianças e famílias Yanomamis.

O que é Tungíase?

Tungíase, conhecida popularmente como bicho de pé, é uma parasitose causada por uma espécie de pulga, a Tunga penetrans. A contaminação de uma pessoa acontece quando ela pisa no solo infectado e a pulga entra em sua pele e libera seus ovos.

tungase

 

Indígenas Yanomamis, em Roraima

Antigamente, o "bicho de pé" era tratado pelos índios Yanomamis com a resina colhida da árvores de “Asawaré”, aplicando-a diretamente na pele. No entanto, hoje, essa árvore não existe mais na região.

Abaixo, amostra do resultado após pouco mais de 15 dias de tratamento nos pés de um pequeno Yanomami.

tungase evoluo