De que forma você reagiria se um grupo de crianças, vestidas de Reis Magos, batesse em sua porta, durante o período do Advento, trazendo mensagens de paz e de comprometimento com outras crianças do mundo? Promovida pela Pastoral da Criança no Brasil desde 2015, em 2018 a Campanha Pequenos Reis Magos contou com a participação de mais de 24 mil catequizandos, de quase 300 Paróquias, de 23 Estados Brasileiros. Para dar graças e celebrar o resultado alcançado com a campanha, crianças, famílias e catequistas participantes se reuniram no domingo, 13 de janeiro de 2019, as 15h, no Museu da Vida, localizado junto a sede da coordenação nacional da Pastoral da Criança em Curitiba, para uma missa. A celebração também lembrou os nove anos de falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança.
Segundo Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança, “a campanha Pequenos Reis Magos é realizada, em parceria com a Catequese, por crianças e adolescentes que, levando à frente a estrela de Belém, marcam as casas por onde passam com a sigla “C+M+B” (em latim: Christus Mansionem Benedicat, que em português significa: “Cristo abençoe este lar”) e tem como objetivo levar a mensagem de paz do Evangelho e angariar recursos para salvar vidas através de ações da Pastoral da Criança em alguns dos países mais pobres do mundo, bem como despertar a solidariedade e o espírito missionário dos brasileiros. Os recursos arrecadados pelas crianças no Brasil ajudam a Pastoral da Criança a levar Vida Plena para as crianças de países como Moçambique, Guiné-Bissau, Haiti e Guatemala e são símbolo da missionaridade que começa desde cedo, com crianças ajudando crianças”.
Para a Catequista Janete, do Santuário Senhor Bom Jesus, em Campo Largo, participar da campanha Pequenos Reis Magos foi um presente que Deus deu para as catequistas e para os catequizandos. "Fomos nas casas das famílias, inclusive famílias evangélicas, que nos acolheram com muito amor, como uma benção de Deus, não importa a religião, pois nós todos pertencemos ao mesmo Deus. As crianças e os adolescentes adoraram, e foi muito bom ver que eles pararam em casas de famílias e entraram em comércios oferecendo a benção dos reis magos. Espero que todo esse trabalho que a gente fez chegue nas crianças de Guiné-Bissau e de outros países pobres com muito amor e muitas graças, e que mais adolescentes e crianças se conscientizem do presente que é e o quanto é importante ajudar as crianças que precisam".
Giovana, catequista do santuário Senhor Bom Jesus, em Campo Largo, ressalta que a campanha dos Pequenos Reis Magos também ajuda a "conhecer as famílias da comunidade, ver os problemas que elas passam, e perceber que todo mundo consegue contribuir com essa ação".
A catequizanda Tatiane, da Paróquia São Sebastião da Rondinha, disse que ficou muito feliz em participar da Campanha e de vistar as famílias. "Eu espero que a Pastoral da Criança envie esse dinheiro para os países que precisam, pois eu sei que as crianças estão precisando muito dele".
Todo o recurso arrecadado pelos Pequenos Reis Magos no Brasil é enviado integralmente para os países beneficiados. Até hoje, 14 de janeiro de 2019, foram recebidos R$193.324,54, mas esse valor pode aumentar, visto que há muitas paróquias que ainda estão efetuando os depósitos. É a solidariedade fazendo a diferença!
Confira a reportagem feita pela TV Evangelizar: Pastoral da Criança promove celebração de encerramento da Campanha Pequenos Reis Magos