Líderes e voluntários da Pastoral da Criança das dioceses de Imperatriz, Grajaú e Carolina se reuniram para discutir novas ações a serem desenvolvidas nos municípios. Um dos pontos abordados no encontro em Imperatriz foi a Campanha dos mil dias , que inclui o período de gestação até os dois primeiros anos de vida da criança.
Só no ano passado, foram realizados 3.123 partos no Hospital Regional Materno Infantil. Além do auxílio que elas recebem no hospital, as gestantes também fazem acompanhamento com a Pastoral da Criança.
A taxa de mortalidade infantil nessas comunidades é de 8,8 óbitos para mil nascidos vivos, menor que a média nacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é de 15,6 óbitos. A Pastoral conta com cerca de 200 mil voluntários que acompanham mais de 1 milhão de crianças até 6 anos de idade e 70 mil gestantes, em comunidades de todos os estados brasileiros.
As ações estão voltadas principalmente para o acompanhamento da gravidez, identificando fatores de risco e preparando a gestante para o parto e cuidados com o pós-parto. Depois do nascimento, os voluntários cuidam da alimentação e vacinação da criança até os seis anos de idade.
O encontro que reuniu líderes e voluntários terminou com uma celebração da Catedral de Fátima. "Saímos daqui com dois compromissos. um é chamar mais pessoas para colaborar com a missão — cada pessoa deve convidar mais um —, o outro é acompanhar mais gestantes porque o futuro das nossas crianças depende da gestação e dos dois primeiros anos de vida", disse a Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da organização.
Clique aqui e assista a matéria completa
Fonte: G1 Maranhão