lider rezandoDesde 2006, a Pastoral da Criança participa de uma iniciativa inter-religiosa que promove ações para envolver a comunidade no compromisso de orar e agir pelas crianças, para que seus direitos sejam garantidos e tenham um desenvolvimento pleno. Entre as atividades da Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC), está a comemoração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (20 de novembro).

A partir das discussões dos últimos meses, em especial após reunião realizada na sede da Pastoral da Criança em agosto, as diferentes tradições religiosas vêm se unindo para pensar em ações concretas que ultrapassem esta data, trazendo a causa da criança para as conversas do dia a dia, mobilizando cada vez mais gente na prática – começando pela observação da situação das crianças que estão próximas e mais precisam.

Ainda assim, a data é importante para chamar a atenção da população à causa, pautar os meios de comunicação e cativar mais pessoas dispostas a celebrar o que já foi conquistado e contribuir para transformar ainda mais realidades. Confira a programação em algumas cidades do país e procure se informar se haverá alguma ação próxima de onde você mora:

Brasília (DF)

Na capital federal, a Pastoral da Criança, a GNRC e o deputado Diego Garcia convidam para uma cerimônia de homenagem ao Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, que acontece no dia 12 de novembro, das 9h às 12h, no Palácio do Congresso Nacional. A atividade será realizada no Auditório Freitas Nobre – Anexo IV – Subsolo da Câmara dos Deputados, com apresentações culturais e participação de entidades da sociedade e tradições religiosas.

Além das equipes e famílias da Pastoral da Criança, que farão a Oração pela Criança, já confirmaram presença: Coral da Legião da Boa Vontade (LBV); Centro Social Luterano Cantinho do Girassol; Escola da Samambaia – com apresentação de alunos da professora Danielle Reis; Rede Afrobrasileira; Federação Espírita Brasileira; Comunidade Bahá'i e Unicef.

Curitiba (PR) e Região Metropolitana

De acordo com a Lei nº 14.348/13, o Dia de Oração e Ação pela Criança é data oficial na capital paranaense. Mais uma vez, a Rua da Cidadania do Terminal do Carmo e o Portal do Futuro, na Vila Audi, serão os locais de encontro das comunidades e convidados, no dia 21 de novembro (sábado).

Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, as atividades acontecerão no Centro da Juventude (Av. Ademar de Barros, s/n, bairro Bom Jesus).

Nos três locais, haverá atividades de interação entre crianças e famílias, com diversas oficinas. De acordo com Paulo César Gomes, um dos organizadores dos eventos, um dos destaques deste ano será para o momento chamado de “Saudação e compromisso das tradições religiosas e instituições”.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, as crianças acompanhadas pela Pastoral da Criança no setor 299, seus irmãos, e também as crianças que participam dos projetos do Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor), irão participar juntas das atividades do Dia de Oração e Ação pela Criança na tarde do dia 20 de novembro. Estão previstas contação de histórias - com as crianças vivendo os personagem -, oficinas de criação em balões, confecção de brinquedos, entre outras ações. O evento acontece na Cecoflor, que fica na rua Irene Cappone Santiago, 290, no Jardim Floresta.