1416 oracao e acao pela crianca entrevista mulher rezando

Foto: Marcelo Caldin

Os direitos da criança devem ser preservados, respeitados e colocados em prática. Uma das maneiras de garantir esse direito é ter tradições religiosas de amor, valores e busca pela paz dentro da família e durante todo o crescimento da criança. Por isso, o Dia Mundial de Oração e Ação Pela Criança, celebrado no dia 20 de novembro, é muito importante, pois nos faz lembrar de nossos valores e chama a atenção de autoridades para que esses direitos sejam garantidos. Para falar sobre isso, convidamos alguns membros da Rede Global de Religiões Pela Criança -  GNRC:

Entrevistado(a): Padre José Glauco Teixeira Lins Filho
Diocese de Pesqueira, Pernambuco, e membro do comitê gestor da GNRC

Padre Glauco, quais resultados vocês já tiveram, principalmente na sua comunidade?

Eu posso falar do Nordeste. Quando a oficina aconteceu pela primeira vez lá na Paraíba, nós aplicamos a metodologia para quatro estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco, acompanhando várias instituições católicas e não católicas e fazendo esse fortalecimento de vínculo familiar. A gente percebe que durante quase quatro anos consecutivos de acompanhamento dessas cidades, dentro dessas instituições trabalhando a metodologia, houve um crescimento muito grande até de mobilização política, porque além de conscientizar e preparar as famílias para redução da violência e preparar as instituições para criar mecanismos da não-violência. Existe também o impacto municipal, das leis, da política e de gestão.

1416 oracao e acao pela crianca logo gnrc arigatou

Entrevistado(a): Jaqueline Santana pinto
Salvador, Bahia, e membro do comitê gestor da GNRC

Jaqueline, qual é a sua mensagem para este dia?

O dia 20 é um dia muito especial, porque não é só o rezar, é o agir também. É uma ação concreta, um gesto de solidariedade. Que essa oração tenha uma ação efetiva, onde a comunidade e as pessoas envolvidas na comunidade possam viver de forma organizada e promovam uma ação naquela instituição ou naquelas instituições em prol da criança e do adolescente, principalmente dos menos favorecidos .

Entrevistado: Rabino Pablo Berman
Comunidade Israelita do Paraná e Presidente da GNRC Brasil.

Rabino Pablo, gostaríamos que deixasse a sua mensagem e fizesse um convite para todos participarem do Dia de Oração e Ação Pela Criança.

Que seja esse dia o início de outros dias de união. É importante ter a união para fazer alguma coisa junto. Convido todos a fazer parte disso e continuar com essa tarefa no dia-a-dia, que seja o início de muitos momentos de união e de entendermos uns aos outros. Compartilhar é o segredo das coisas, compartilhar conhecimentos e respeito entre todos.

Leia a entrevista na íntegra: 1416 - Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1416 - Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança - 19/11/2018