pai brincando com filha nas ferias

Fotos: Freepik

As férias escolares chegaram, momento de dar uma pausa na rotina, reunir a família e os amigos, fazer atividades diferentes e brincar muito com os pequenos. Afinal, férias é para isso: mudar o ritmo e se divertir.

Mas, apesar da proposta ser interessante, muitos pais ficam preocupados com o que fazer nesse período. Como organizar o tempo e planejar, com muita criatividade, esse período tão especial para as crianças?

Para sabermos mais sobre as férias em família, conversamos com a Irmã Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Qual é a importância das férias para as crianças?

A criança durante o período escolar ela normalmente tem uma rotina, compromissos que precisa realizar e atividades para fazer. Já no período de férias, a criança ela está livre para fazer aquilo que ela gosta, para dormir até mais tarde, refazer suas energia e brincar muito mais. Isso não significa que ela possa ficar somente em frente da TV ou de videogames, mas ela terá mais liberdade para usufruir do seu tempo livre.

Ir. Veroni

Irmã Veroni Medeiros

Por que se diz que as férias são a melhor fase educadora do ano?

Nas férias as crianças estão livres, sem rotina e sem compromisso. Por isso, elas aprendem coisas com mais facilidade e quando a criança brinca livremente, ela tem capacidade de ter relações, de fazer comparações, de distinguir diferentes peças, por exemplo: de jogos, e quando a criança está vivendo este tempo, ela tá muito atenta a todas as coisas e aberta a fazer novas descobertas.

Qual é a importância de deixar a criança sem fazer nada?

A criança precisa de tempo livre para brincar, para dormir e descansar da rotina escolar. Até mesmo ficar sem fazer nada. Esse tempo de liberdade vai se constituir um espaço para que depois ela possa ficar mais seis meses ou sete meses em sala de aula. É esse tempo livre das férias é que vai garantir uma aprendizagem melhor posteriormente.

Leia a entrevista na íntegra: 1367 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Férias em família (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1367 - Férias em família (SUL)
1367 - Férias em família (NORTE)