1401 importancia da participacao da figura paterna entrevista

Foto: Bruno Bralfperr

O pai tem um papel muito importante no desenvolvimento da criança. Ele exerce um papel diferente da mãe, porém, tão importante quanto. É necessário que o pai não esteja apenas para ajudar a criar a criança, mas esteja dividindo igualmente as responsabilidades com a família e interessado ativamente no desenvolvimento do filho. Para falar sobre isso, chamamos o Denniel Sanchez Zorzal Rossi, Engenheiro Eletrônico e pai de duas crianças. Confira:

Para começar Denniel, que tal contar um pouco de como foi para você a chegada da paternidade e como é ser pai na sua família?

A paternidade representa mudanças imensas nas nossas vidas. Eu ainda posso dizer que ela chegou de forma bem tranquila na minha e eu digo isso porque o senso de paternidade se desenvolveu junto com a gestação do meu primeiro filho, ou seja, eu tive 9 meses de preparação. No dia a dia com a minha esposa gestante, no acompanhar o desenvolvimento do neném na barriga, nos exames de pré-natal, tudo isso me ajudou muito a me preparar para perceber o valor da vida que estaria chegando sob nossa responsabilidade. Quanto o exercício da paternidade, na minha família ele começa pela divisão das tarefas básicas, como trocar fralda, dar banho, colocar roupa, alimentar, e se estende para tarefas mais complexas, tais como brincar, educar, desenvolver as habilidades, estimular a criança.

denniel

Denniel Sanchez Zorzal

Na sua opinião, Denniel, qual é a importância do envolvimento paterno no cuidado com os filhos e como isso impacta na vida da família como um todo?

Eu acho que a importância do pai está nisso, ele ser uma referência. No entanto, pai e mãe têm funções complementares no desenvolvimento dos filhos, no sentido de que são pessoas diferentes, que tratará as crianças de formas diferentes, e que as crianças terão experiências diferentes com cada um deles. A soma das experiências que a criança tem com os pais, e até mesmo outras pessoas próximas, vai influenciar no que ela vai ser amanhã, e o pai não pode se omitir da responsabilidade de servir de referência positiva para o seu filho. É uma tarefa que, por mais complicada que seja, precisa ser feita, tanto pelo pai quanto pela mãe, para o bem da criança.

 

Leia a entrevista na íntegra: 1401 - Entrevista - Importância da participação da figura paterna na vida de nossas Crianças (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

1401 - A presença dos pais - 06/08/2018