direitos da gestante

Foto: Marcello Caldin

Cada criança tem o seu tempo para começar a nascer os dentinhos, mas os cuidados com a saúde bucal do bebê começam desde a gestação. Tudo o que a mãe come e os hábitos que ela desenvolve vão afetar o bebê tanto na gestação quanto mais tarde, assim como a amamentação. Saiba mais na entrevista da Dra. Daniele Vitoria Portela, Odontopediatra, de Campo Largo, Paraná.

Qual é a importância dos dentes de leite?

Eles são super importantes na mastigação pois, com dentes saudáveis, ela é muito melhor. A fonética também é muito melhor e algumas crianças não conseguem falar muito bem pela falta do dente. A estética também é um ponto, pois muitas crianças têm problemas de comportamento, às vezes, por presença de cáries ou pela falta do dente. Os dentes de leite também são importantes como guia para os dentes permanentes. Quando a criança perde precocemente o dente de leite, a chance dos dentes permanentes virem tortos é muito maior.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1465 - 21/10/2019 - Saúde bucal do bebê e da criança

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Quais são suas orientações para aliviar o desconforto quando nascem os primeiro dentes?

Para o dente de leite nascer, ele rompe a gengiva e, a partir do momento que ele rompe, o desconforto diminui. Massagear a gengiva ajuda muito porque acalma o bebê. Deve-se colocar uma luva esterilizada ou uma gaze e massagear a gengiva. Mordedores também ajudam muito.

Quando iniciar a higiene e a limpeza da boca da criança?

Desde bebê, já pode começar a limpar a boquinha com um paninho esterilizado, molhar em uma água fervida ou filtrada e limpar toda a boquinha, o rebordo e a língua. Pode fazer uma ou duas vezes por dia.

regina-reinaldin-enfermeira-da-pastoral-da-crianca

Dra. Daniele Vitoria Portela

Quando é preciso iniciar a escovação?

Deve começar a partir do aparecimento do primeiro dentinho, já com a escova de dente. Os primeiros a aparecer costumam ser os dois de baixo e tem que escovar esses dois dentinhos. É super importante escovar com pasta que possui flúor, porque cada vez existem mais bebês com cáries.

Quando devemos levar o bebê ao dentista?

Já quando nasce, quanto antes melhor, para que o dentista possa passar todas as orientações sobre os cuidados com os dentinhos e com a boca do bebê. O dentista vai examinar se é um bebê que tem tudo normal, se tem um freio labial correto e se a linguinha está correta.

Leia a entrevista na íntegra: 1465 -Saúde bucal do bebê e da criança (.PDF)