1312 superacao do cancer cpf

Foto: Pressfoto | Freepik

Câncer é uma denominação utilizada para se referir a um grupo de mais de 200 doenças não contagiosas, que se caracterizam pelo crescimento descontrolado de células que se dividem sem respeitar os limites normais e que podem migrar e invadir outras regiões do corpo, formando tumores.

Os tumores malignos são aqueles em que a divisão celular ocorre de forma muito rápida e incontrolável. Por outro lado, o acúmulo de células que se dividem lentamente, e sem causar agressões ao portador, é chamado de tumor benigno.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), os tipos mais incidentes de câncer no Brasil são: o de pele não melanoma, mama, reto, colo de útero, próstata e pulmão. Sendo que 60% dos casos são diagnosticados em estágio avançado.

Maria do Livramento da Silva Gonçalves, coordenadora do núcleo de Carimbo (PA), conta: “Maria é uma das nossas líderes da Diocese de Bragança, no Pará, há 20 anos ela faz o controle do câncer de útero e diz que encontrou a cura dentro da Pastoral da Criança. Quando eu a conheci, fazia 3 ou 4 anos que ela estava fazendo o tratamento e foi na Pastoral que ela encontrou um ambiente de carinho, amor e atenção, uma injeção contra a doença”.

Dra. Zilda

“Os serviços de saúde devem favorecer o acesso, ter boa qualidade e atender de forma humanizada, com carinho, respeito e dignidade”.

Papa Francisco

“Não devemos nunca assustar-nos com as dificuldades, somos capazes de as superar todas: só é preciso tempo para a compreender, inteligência para procurar o caminho e coragem para avançar, mas nunca assustar-se”.

“Ela é um exemplo de vida para todos nós e uma brinquedista maravilhosa, que brinca de tudo e leva vida por onde passa. Uma pessoa cheia de vida e de alegria, que mostra que é possível se recuperar totalmente da doença. A gente vê toda a alegria e a autoestima dela e isso é muito importante, a pessoa que tem câncer, precisa resgatar a sua autoestima para poder viver feliz, sem se abater pela tristeza e para enxergar que é possível vencer o câncer”, fala a coordenadora.

Maria também lembra que, “para passar por esse momento, é preciso ter apoio dos seus amigos, familiares, ter um objetivo e principalmente, ter fé, acreditar em Deus e não desanimar nunca, porque o Deus que você serve é maior que qualquer doença”.

Vale ressaltar que muitos tipos de câncer podem ser prevenidos, como o câncer de pele e o causado pelo tabagismo e bebidas alcóolicas. Outros tipos de câncer, entre eles: o de próstata e mama, podem ser detectados no início, por meio dos exames preventivos. Quando diagnosticado na fase inicial, o câncer tem maiores chances de cura.

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

A Pastoral da Criança por meio de suas ações de acompanhamento e visita domiciliar, ajuda a “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”, como apresentado pelo 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela ONU.