A primeira hora de vida do bebê é conhecida como 'Golden Hour', expressão em inglês que significa 'hora dourada'. Sempre que possível, a recomendação é que esse momento seja dedicado ao contato pele a pele entre mãe e recém-nascido e ao início da amamentação, favorecendo acolhimento, conforto e segurança para o bebê.
Moradores de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com idade entre 15 e 59 anos, já podem receber a dose única da vacina contra a dengue Butantan-DV. O imunizante, produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, tem eficácia de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização por dengue.
O peso e a altura da criança dizem muito sobre sua saúde e seu desenvolvimento. Acompanhar essas medidas com regularidade ajuda a identificar se a criança está crescendo de forma adequada para a sua idade e também permite perceber, o quanto antes, situações como baixo peso, desnutrição ou excesso de peso. Por isso, esse cuidado deve começar ainda na gestação, com o pré-natal, e seguir depois do nascimento, nas consultas periódicas e nas avaliações feitas no sistema público de saúde.
Além do acompanhamento realizado nas unidades de saúde, a Pastoral da Criança, em muitas regiões do país, também realiza essa atenção de forma complementar. A ação avalia o estado nutricional das crianças a cada três meses, durante a Celebração da Vida: uma equipe capacitada pesa e mede a altura das crianças, e os dados são inseridos no aplicativo, que gera automaticamente o resultado do estado nutricional e uma cartela de orientação. Essa cartela é compartilhada com a mãe, o pai ou o responsável, como apoio para fortalecer os cuidados no dia a dia.
Para saber mais, leia ou ouça o conteúdo completo do Programa Viva a Vida com a nutricionista Caroline Dalabona, da equipe técnica da Pastoral da Criança.
Caroline Dalabona
Entrevista com Caroline Dalabona, nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Caroline, o que é o acompanhamento nutricional e qual é a sua importância?
Bom, o acompanhamento nutricional nada mais é do que acompanhar o desenvolvimento e o crescimento da criança ao longo do tempo. E um dos parâmetros avaliados nesse momento é o estado nutricional: toda a parte da alimentação, do aleitamento materno, do alimento que essa criança está recebendo e o quanto isso está impactando no seu crescimento e desenvolvimento.
Especificamente para o estado nutricional, há vários parâmetros. Os mais utilizados atualmente, inclusive nos postos de saúde, são os parâmetros antropométricos: peso e altura. São os mesmos que nós utilizamos aqui na Pastoral da Criança.
A importância de saber disso é que a gente consegue ver se essa criança está crescendo adequadamente, se ela está aumentando muito de peso ou se ela está com baixo peso. Então, ter um acompanhamento com regularidade, de como está a situação nutricional da criança, ajuda a prevenir e combater tanto a desnutrição como o excesso de peso.
Programa de rádio Viva a Vida – 1794 – 09/02/2026 - Acompanhamento nutricional
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança. Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como é feita a avaliação nutricional da criança? Como saber se a criança está dentro do peso esperado?
A avaliação nutricional da criança engloba vários parâmetros. Envolve todo um questionário sobre como está a alimentação dessa criança; envolve também saber como é que está a saúde, como é que é o histórico de saúde dessa criança; exames laboratoriais, muitas vezes.
Mas os pontos principais para você avaliar o desenvolvimento e o crescimento dessa criança, especialmente, são os dados antropométricos. Com uma certa periodicidade, aqui na Pastoral, de 3 em 3 meses, nós medimos o peso e a altura da criança, e essas informações são colocadas em um aplicativo. Esse aplicativo avalia, por meio de índices, como está a situação nutricional, tanto para o peso como para a altura da criança, de acordo com a idade que ela tem.
Como as famílias podem colaborar no acompanhamento nutricional dos seus filhos?
É muito importante que as famílias, primeiro, façam acompanhamento dessa gestação no pré-natal. Esse é o início de todo o acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento dessa criança.
Após o nascimento desse bebê, que ele seja levado ao posto de saúde, ao médico, para fazer as consultas periódicas de acompanhamento da saúde, do desenvolvimento e do crescimento; tome as vacinas; siga as orientações dos profissionais de saúde. E é nesses momentos que é feito o acompanhamento nutricional dessa criança, especialmente a realização das medidas de peso e altura.
Essas medidas vão dizer se essa criança está tendo um crescimento do seu organismo de forma adequada. E, se não tiver, é o momento em que aquele profissional de saúde pode atuar.
Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Saúde e Bem-Estar”
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Consumo e produção responsáveis”
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.
Dra. Zilda
“O líder da Pastoral da Criança acompanha, ora, vigia, como o Bom Samaritano que busca o bem e a saúde de quem precisa.”
Papa Leão XIV
“A fome não é o destino do homem, mas a sua ruína. É um grito que sobe ao céu e exige resposta rápida de todas as nações, de todos os organismos, de cada pessoa.”
A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança informa que entrará em recesso de fim de ano a partir do dia 22 de dezembro.
As atividades dos setores financeiro, técnico, digitação, apoio à gestão, TI, comunicação, setores e estados serão retomados a partir do dia 2 de janeiro.
Fique atento ao nosso site e às nossas redes sociais para acompanhar as novidades de 2026.
Desejamos a todos e todas um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.