O programa de Rádio "Viva a Vida" da Pastoral da Criança chegou a sua edição número 1000. São 20 anos de serviço às comunidades, levando através do rádio, informações sobre saúde, nutrição, educação e cidadania. Através do "Viva a Vida", a Pastoral da Criança busca orientar as famílias das comunidades mais empobrecidas do Brasil. Este programa é semanal, com 15 minutos de duração, e é transmitido gratuitamente por quase 3.000 emissoras no país inteiro.

 

O Programa Viva a Vida veicula temas sobre saúde, nutrição, educação, direitos, organização comunitária e outros de interesse desse público. Em atenção às diferenças regionais, o programa é gravado em dois locais distintos: em Curitiba/PR, para o Sul, Sudeste e Centro-oeste; em Teresina/PI, para o Norte e Nordeste. As matrizes e distribuição dos programas são feitas em Curitiba, no estúdio de áudio da Pastoral da Criança.

 

 

 

 

Equipe responsável pelo Programa Viva a Vida em CuritibaPR: Sonia Prati, Gustavo Stella , Ivo Prati, Angela Moltene e Mário Beling

 

 

 

 

 

Equipe responsável pelo Programa Viva a Vida em Teresina/PI: Pe. Lauro de Deus, Jesse Barbosa, Dantas, Simone Castro, Humberto Coelho e Maicol

 

 

 

Também estão sendo dinamizados programas locais (locais e locais + nacional), que já somam quase 2.000. Com isso, notícias do cotidiano das comunidades podem ser transmitidas, incentivando ainda mais a participação comunitária na solução de seus próprios problemas.


Além disso, a Pastoral da Criança prepara pequenos programas, spots radiofônicos e entrevistas sobre campanhas e temas específicos e de interesse das famílias, da comunidade e da sociedade em geral.

Mensagem de Dom Aldo Di Cillo Pagotto - Arcebispo da Paraíba e Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança

"Toda palavra que chega aos ouvidos vai ao coração, anima, entusiasma, nos transforma. Ao longo de 20 anos do Programa Viva a Vida nós criamos uma necessidade desta palavra esperada. Uma das dimensões que nós não podemos deixar de contemplar é o apoio, a adesão sincera de um número enorme de emissoras que receptando esta mensagem veiculam-na. Esta é uma forma de amar, uma forma de chegar aos empobrecidos, aos carentes, aos que mais precisam de apoio. O programa é um sucesso absoluto. E isso se deve também aos que detêm o poder da comunicação: as emissoras, aos representantes, aos coordenadores. Então, nós temos que agradecer muito a estas pessoas que gratuitamente, generosamente veiculam este programa, dando certamente, é claro, a audiência à própria emissora. Um grande agradecimento também, além de Deus, aos ouvintes, aqueles que nos proporcionam as condições para chegarmos aos ouvidos e aos corações".

Desafios:


- Aumentar a abrangência e audiência do Viva a Vida entre os líderes, as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança e as comunidades.

- Manter e cultivar os espaços já conquistados nas emissoras de rádio.

- Conseguir mais emissoras de rádio que transmitam o Programa Viva a Vida.

- Tentar mais espaços para programas locais – complementando os programas enviados pela Coordenação Nacional.

 

Dicas para a utilização do Viva a Vida

Você conhece? Você já ouviu? Você já participou do Programa Viva a Vida da Pastoral da Criança? O Programa Viva a Vida é uma presença constante no dia-a-dia de milhares de pessoas no Brasil. A Pastoral da Criança sempre deu uma grande importância à informação como meio de colaborar na transformação da realidade e conseqüente melhoria de vida de nossa gente. O Programa Viva a Vida é a voz da Pastoral da Criança que chega às comunidades, com dicas e informações sobre saúde, educação, nutrição e cidadania. O programa é, ao mesmo tempo, educativo, informativo e alegre. Muitas vezes, o Viva a Vida chega a lugares onde a Pastoral da Criança ainda não chegou. Assim, ele abre caminho nessas comunidades para a chegada da Pastoral da Criança.

Os programas Viva a Vida não têm a função de “dar aulas” pelo rádio, mas de, através da linguagem radiofônica, levar orientações para que nossas gestantes, crianças e famílias tenham seus direitos respeitados e vida em abundância. O Programa Viva a Vida é um excelente aliado na educação popular, podendo servir de instrumento na divulgação de orientações e mensagens que visam à promoção humana e o desenvolvimento integral da pessoa, além de motivar à reflexão e à transformação social.

Como posso colaborar

Com relação ao Programa Viva a Vida, os comunicadores, coordenadores e líderes têm uma grande missão e um desafio pela frente:

- aumentar a audiência do Viva a Vida entre as comunidades e entre nosso próprio pessoal;

- manter e cultivar os espaços já conquistados nas emissoras de rádio;

- conseguir mais emissoras para transmitir o Viva a Vida;

- tentar mais espaços para programas locais - complementando os programas enviados pela Coordenação Nacional;

- aumentar a divulgação do programa entre nossos líderes, famílias acompanhadas e em toda a comunidade.

Conheça os Programas Viva a Vida:

Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Região Norte e Nordeste



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*