A Coordenação Nacional da Pastoral da Criança realizou uma reunião on-line com os bispos referenciais para apresentar o caminhar da organização e compartilhar indicadores recentes. O convite para o encontro, realizado na quarta-feira, 3 de setembro, foi feito em caráter extraordinário após o cancelamento da Assembleia Geral da CNBB em 2025, em razão do falecimento do Papa Francisco, mantendo o compromisso de partilhar ações realizadas, alinhar percursos e ouvir os referenciais.

A reunião foi conduzida pelo presidente Dom Frei Severino Clasen, pela coordenadora nacional Maria Inês Monteiro de Freitas e pelo coordenador nacional adjunto Padre José Edilson da Silva, e contou ainda com a participação de outros membros da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança e de padres assessores. O momento também foi oportuno para reforçar o convite para o Jubileu da Esperança, que será realizado em dezembro, em Curitiba (PR). 

Devido ao cancelamento da Assembleia dos Bispos de 2025, a Pastoral da Criança realizou reunião on-line para partilhar ações realizadas, alinhar caminhos e ouvir os bispos referenciais.

Para o presidente Dom Severino, o encontro evidenciou a unidade e a renovação da esperança no serviço às crianças e às famílias: “A reunião com os bispos referenciais da Pastoral da Criança foi um momento de bênção para toda a Pastoral da Criança no Brasil. Percebemos entre os bispos a preocupação, a confiança, a esperança para que esse trabalho tão necessário continue e seja reanimado.”

A coordenadora nacional, Maria Inês Monteiro de Freitas, avaliou a reunião como um momento animador, marcado por reflexão da missão, troca de experiências e falas de motivação, reforçando a comunhão com a Igreja com o propósito de que todas as crianças tenham vida plena: “Sabemos da importância de estarmos em comunhão com a Igreja e caminhar juntos na evangelização”.

Já o coordenador nacional adjunto, Pe. José Edilson da Silva, destacou o caráter de escuta e a importância de projetar os próximos passos com os referenciais: “Momento de partilha, em que os bispos também tiveram oportunidade de apresentar o que eles sentem e como avaliam o caminhar da Pastoral da Criança. Além da importância de olhar para frente”, concluiu.

Participantes da reunião on-line com bispos referenciais
Registro da conferência: coordenação nacional, bispos referenciais e padres assessores reunidos on-line.
Leia também
Assessora da Cepast/CNBB visita a Sede Nacional da Pastoral da Criança e o Museu da Vida
Saiba mais →