2anos1Spot sobre a campanha

 

A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, inicia nova etapa a partir deste domingo (21), com a meta de realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em 133 cidades de todos os estados do país. Cerca de 2,6 mil pesquisadores do IBOPE Inteligência vão às ruas, nos dias 21, 22 e 23 de junho, para visitar residências e convidar 250 moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus em cada uma das cidades incluídas na pesquisa.

“É fundamental que a população aceite participar da pesquisa. Em cada cidade, por exemplo, é preciso realizar pelo menos duzentos testes, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da Covid-19. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, integrante da coordenação do estudo.

O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19. A segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em 83 cidades do país. A proporção de pessoas que já contraíram o vírus no Brasil aumentou em 53% no período de duas semanas entre a primeira etapa, realizada de 19 a 21 de maio, e a segunda, de 4 a 5 de junho. Os dados mais recentes também mostram que, para cada diagnóstico confirmado, existem ao redor de seis casos reais não notificados na população. Para se ter uma ideia, as estimativas somam mais de 1,7 milhão de pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 296.305 casos notificados em 120 cidades brasileiras na véspera do segundo levantamento da pesquisa.

A Pastoral da Criança tem plena confiança neste grupo de pesquisa: a Universidade Federal de Pelotas é parceira da Pastoral da Criança há mais de 30 anos, em várias iniciativas, incluindo os Mil Dias, Obesidade, Soro Caseiro, Bebê de Barriga para cima, entre muitas outras iniciativas. Pedimos imensamente que a população dos municípios abrangidos receba o pesquisador e colabore divulgando para a sua rede de contatos que se trata de uma pesquisa séria.

Como funciona a pesquisa
O estudo inclui a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.

Pesquisa disponibiliza canais de informação sobre visitas
Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por crachá do IBOPE Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários, para proteger os pesquisadores e a população.

Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para esclarecimentos sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Universidade Federal de Pelotas

 

Mais conteúdos:

Acesse aqui a Nota de Esclarecimento sobre a Pesquisa Epicovid-19, duvulgada pela Universidade de Pelotas: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/15/nota-sobre-a-pesquisa-epicovid-19/

Outros links: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/15/reitor-da-universidade-federal-de-pelotas-diz-que-pesquisa-sobre-propagacao-do-coronavirus-enfrenta-resistencia-em-75-municipios-do-pais.ghtml

NOTA pesquisa COVID-19 (PDF) 

Lista dos municípios sorteados para realização da pesquisa da UFPel


UF MUNICÍPIO
AC CRUZEIRO DO SUL
AC RIO BRANCO
AL ARAPIRACA
AL MACEIÓ
AM LÁBREA
AM MANAUS
AM PARINTINS
AM TEFÉ
AP MACAPÁ
AP OIAPOQUE
BA BARREIRAS
BA FEIRA DE SANTANA
BA GUANAMBI
BA ITABUNA
BA IRECÊ
BA JUAZEIRO
BA PAULO AFONSO
BA SALVADOR
BA SANTO ANTÔNIO DE JESUS
BA VITÓRIA DA CONQUISTA
CE CRATEÚS
CE FORTALEZA
CE IGUATU
CE JUAZEIRO DO NORTE
CE QUIXADÁ
CE SOBRAL
DF BRASÍLIA
ES CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
ES COLATINA
ES SÃO MATEUS
ES VITÓRIA
GO LUZIÂNIA
GO GOIÂNIA
GO IPORÁ
GO ITUMBIARA
GO PORANGATU
GO RIO VERDE
MA BACABAL
MA CAXIAS
MA IMPERATRIZ
MA PRESIDENTE DUTRA
MA SÃO LUÍS
MG BARBACENA
MG BELO HORIZONTE
MG DIVINÓPOLIS
MG GOVERNADOR VALADARES
MG IPATINGA
MG JUIZ DE FORA
MG MONTES CLAROS
MG PATOS DE MINAS
MG POUSO ALEGRE
MG TEÓFILO OTONI
MG UBERABA
MG UBERLÂNDIA
MG VARGINHA
MS CAMPO GRANDE
MS CORUMBÁ
MS DOURADOS
MT BARRA DO GARÇAS
MT CÁCERES
MT CUIABÁ
MT RONDONÓPOLIS
MT SINOP
PA ALTAMIRA
PA BELÉM
PA BREVES
PA CASTANHAL
PA MARABÁ
PA REDENÇÃO
PA SANTARÉM
PB SOUSA
PB CAMPINA GRANDE
PB JOÃO PESSOA
PB PATOS
PE CARUARU
PE PETROLINA
PE RECIFE
PE SERRA TALHADA
PI CORRENTE
PI FLORIANO
PI PARNAÍBA
PI PICOS
PI SÃO RAIMUNDO NONATO
PI TERESINA
PR CASCAVEL
PR CURITIBA
PR GUARAPUAVA
PR LONDRINA
PR MARINGÁ
PR PONTA GROSSA
RJ CAMPOS DOS GOYTACAZES
RJ MACAÉ
RJ PETRÓPOLIS
RJ RIO DE JANEIRO
RJ VOLTA REDONDA
RN CAICÓ
RN MOSSORÓ
RN NATAL
RO JI-PARANÁ
RO PORTO VELHO
RR BOA VISTA
RR RORAINÓPOLIS
RS CAXIAS DO SUL
RS IJUÍ
RS PASSO FUNDO
RS PELOTAS
RS PORTO ALEGRE
RS SANTA CRUZ DO SUL
RS SANTA MARIA
RS URUGUAIANA
SC BLUMENAU
SC CAÇADOR
SC CHAPECÓ
SC CRICIÚMA
SC FLORIANÓPOLIS
SC JOINVILLE
SC LAGES
SE ARACAJU
SE ITABAIANA
SP ARAÇATUBA
SP ARARAQUARA
SP BAURU
SP CAMPINAS
SP MARÍLIA
SP PRESIDENTE PRUDENTE
SP RIBEIRÃO PRETO
SP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
SP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
SP SÃO PAULO
SP SOROCABA
TO ARAGUAÍNA
TO GURUPI
TO PALMAS