Sabe-se que os idosos estão entre a população de risco e que é preciso mantê-los em casa para evitar a contaminação pelo Coronavírus.
Para ajudar nessa empreitada, o Ministério da Saúde emitiu uma nota em que orienta pacientes idosos a nomearem um representante para buscar seus medicamentos de uso contínuo gratuitamente nas farmácias populares, evitando assim a exposição dos mais vulneráveis.
Segundo a nota, "as farmácias e drogarias poderão aceitar a comprovação da representação legal do paciente por meio da apresentação de procuração simples", ou seja, escrita a mão, sem que haja a necessidade do reconhecimento de firma em cartório; e mediante a apresentação do documento oficial com foto e CPF do representante legal e do paciente.
A nota ainda indica que os gestores locais podem avaliar outras medidas para proteger os idosos, tais como a ampliação do prazo de validade das receitas e a liberação antecipada das medicações essenciais, entre outras.
Saiba mais em: https://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/legislacao-farmaceutica/5302-farmacia-sus-popular-coronavirus.html
Acesse aqui o modelo da procuração: https://doc.pastoraldacrianca.org.br/share/s/53XbUn2AQ4yaRqDsYBB8-g