A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Pontifícias Obras Missionárias (POM) lançaram na tarde desta terça-feira, 17, o Mês Missionário Extraordinário e a Campanha Missionária 2019. Realizada no Brasil desde 1972, no mês de outubro, a Campanha Missionária de 2019 lançou também a Exposição “Rostos Missionários”, com cerca de 47 fotografias de brasileiros que trabalham de forma missionária pelo mundo. Desses, 11 atuam na Pastoral da Criança Internacional.
São eles: Ir. Terezinha Konen, atual Coordenadora Diocesana nas Filipinas; Ir. Lourdes Maria Reck, Coordenadora Diocesana, Ir Mirian Terezinha Garcia, Multiplicadora e Ir. Helena Maria Dalmaso, que atuam no Peru; Paula Jaqueline de Medeiros e Anna Caroline dos Santos, em Guiné-Bissau; Ludmilla Guimarães Abreu, Ir. Maria Doralice de Oliveira, Naiane Adrilene Zózimo, Ir. Bélgica Rumana de Moraes e Ir. Salomé Sotochi, em Moçambique.
A cerimônia de inauguração aconteceu na sede da entidade em Brasília, no contexto de realização da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Além de bispos e padres, Dr. Nelson Arns Neumann, Coordenador Internacional da Pastoral da Criança e 23 missionários provenientes de vários países acompanharam o evento.
O Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo papa Francisco, em outubro de 2017, tem o tema “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo” e quer despertar a consciência da missão ad gentes, além fronteiras.
Atualmente, a metodologia da Pastoral da criança está sendo aplicada no Brasil e em mais 09 países: Guiné-Bissau, Haiti, Perú, Filipinas, Moçambique, Bolívia, República Dominicana, Guatemala e Venezuela.