DOM ANUAR BOGOTAAcontece essa semana em Bogotá, Colômbia, o encontro anual dos secretários e presidentes das conferências episcopais da América Latina e Caribe.

No encontro deste ano, além do secretário-geral da CNBB, participam o segundo vice-presidente do Celam, Dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA) e o delegado da CNBB junto ao Conselho, Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR) e presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Criança.

Na abertura da reunião, Dom Juan Espinoza Jiménez, bispo auxiliar de Morelia (México) e secretário-geral do Celam, receberam dois novos assessores e os demais presentes. Em seguida, o cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá(Colombia); e presidente do Celam lembrou o célebre sermão do Papa Francisco a respeito da Sinodalidade da Igreja e o aplicou para os trabalhos que vão realizar durante a semana: “são três momentos fundamentais. O primeiro é escutar. O segundo é discernir. O terceiro é atuar, tomar decisões“.

Sede Celam 3Encontro de 2016

Este mesmo grupo esteve reunido em março de 2016. Na ocasião, o encontro elegeu como objetivo: “Refletir sobre o caminho pastoral e o missionário do CELAM à luz do pontificado da Papa Francisco” e teve como convidado especial o teólogo latino-americano, o Padre Gustavo Gutiérrez que fez uma conferência sobre a “Igreja pobre para os pobres”. A partir da reflexão dele, os secretários e presidentes procuraram encontrar pontos comuns entre as regiões que conformam a América latina e o Caribe para compartilhar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais.

Confira a reportagem na íntegra nosite da CNBB.



Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades

E-mail:*