×

Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: /var/www/pastoraldacrianca.org.br/images/22a_assembleia_geral/
×

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery Pro plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/22a_assembleia_geral/

Assembleia1
Apresentação das necessidades sentidas em cada região

Começou, na tarde desta segunda-feira (21 de novembro), a 22ª Assembleia Geral da Pastoral da Criança, com a presença dos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Econômico, da coordenação nacional e coordenadores estaduais. Os participantes de todas as regiões foram recebidos pela Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional, e sua equipe, com muita música e um momento de espiritualidade. As atividades aconteceram no Hotel Estação Express, no centro de Curitiba (PR), até sexta-feira (25). A semana foi dedicada à discussão dos resultados do ano, avaliação dos objetivos e tomada de decisões para o planejamento de 2017.

Entre os participantes, estava Dom Anuar Battisti – arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Maringá, bispo referencial da Pastoral da Criança no Paraná (Regional Sul II), membro do Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional e presidente do Conselho Diretor –, que conduziu uma celebração eucarística ao final do dia para inspirar o trabalho da semana.

Outros destaques desta assembleia foram: a participação do professor Dr. Juraci Almeida César, da Universidade Federal de Pelotas; o desenvolvimento de um novo aplicativo, que será lançado no início do próximo ano, baseado no Caderno do Líder da Pastoral da Criança, para auxiliar os voluntários durante as visitas domiciliares que eles realizam; e a participação do coordenador do programa Criança Feliz, Claudio Duarte, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) – com o objetivo de apresentar a proposta do programa e conversar sobre a colaboração da Pastoral da Criança nas ações voltadas à primeira infância. Em sua fala, Duarte destacou que a Pastoral da Criança e seus materiais educativos são importantes referências e que está aberto a receber sugestões e comentários, para que o programa possa proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das crianças. "Precisamos capacitar milhares de pessoas como especialistas em desenvolvimento infantil e, neste sentido, a experiência da Pastoral pode contribuir muito", disse.

Confira a programação completa da semana:

  • 21/11 (segunda-feira) – Reunião do Conselho Diretor, abertura, oração, acolhida aos participantes e apresentação das necessidades sentidas em cada região.

  • 22/11 (terça-feira) – Fortalecimento da missão (Dom Anuar Battisti), fala sobre a Pastoral da Criança e o serviço público: relacionamento e parceria (Dr. Nelson Arns Neumann e professor Juraci Almeida César), relato sobre o programa Criança Feliz.

  • 23/11 (quarta-feira) – Apresentação sobre o novo aplicativo do Caderno do Líder, relatório anual, setores prioritários e expansão, ação de Acompanhamento Nutricional, missão e gestão, padres assessores e indicadores das ações básicas.

  • 24/11 (quinta-feira) – Assembleia Deliberativa – aprovação das contas, dos orçamentos para o próximo exercício e do relatório de atividades; apresentação sobre o programa Criança Feliz (com Claudio Duarte, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário); indicadores das ações básicas e complementares; e articulador de direitos.

  • 25/11 (sexta-feira) – Apresentação sobre campanhas e arrecadações (Pequenos Reis Magos, doação pela conta de energia elétrica, entre outras), apoio adicional para as equipes diocesanas em 2017, avaliação dos gastos, repasse para as equipes paroquiais e avaliação final.

Os participantes também compareceram à Associação Comercial do Paraná (Rua XV de Novembro, 621 – 1º andar), na noite do dia 23 de novembro, para prestigiar a homenagem que o Museu da Vida recebeu durante a cerimônia de entrega do Prêmio ACP Cultural, na categoria "cultura solidária". 

O último dia da Assembleia contou com a presença de Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitba, que celebrou a celebração eucarística com a intenção de “envio”, para que todos voltassem para suas casas inspirados pelos aprendizados e motivados a continuar e melhorar a missão. 

"Quanto mais a gente leva essas informações para o líder, melhores resultados a gente consegue ter nas bases. Essa partilha entre todos os estados faz a gente crescer também em nossas dioceses", afirma Maria Goretti Krieger, coordenadora estadual de Rondônia.

Galeria de fotos

{gallery}22a_assembleia_geral/{/gallery}
 

A Tv Evangelizar fez a coberura do dia de abertura da Assembleia e do encerramento: