No último sábado, 23, foi realizado, no Ginásio de Esportes da Rua da Cidadania do Boqueirão, um grande evento para comemorar o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, com o objetivo de ''Reduzir a violência, a pobreza e construir a paz''. A data é celebrada mundialmente no dia 20 de novembro, promovida pela Rede Global de Religiões pela Infância - GNRC.

A abertura da festividade contou com a presença do Administrador da Regional Boqueirão, sr. Augusto Meyer Neto, o qual deu as boas vindas ao público que superlotava o ginásio de esporte. Em seguida foi anunciado pelo vereador de Curitiba, sr. Geovane Fernandes, a sansão da lei de sua autoria, que institui na capital paranaense o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, em 20 de novembro.

Um dos momentos que emocionou a todos foi o Ato Ecumênico, realizado com a participação de diversas tradições religiosas e de organizações civis, as quais se pronunciaram em prol da infância e juntos oraram pelas crianças. Estiveram presentes nesse ato: Irmã Vera Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança; David Ahmad Argenton, representante da Fé Bahá'í; Regina Santos, representando a Legião da Boa Vontade e a Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo; Diego Oliveira, da Rede Marista de Solidariedade; Gustavo Roberto de Sá Pereira, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Padre Volnei Carlos de Campos, do Movimento Ecumênico da Arquidiocese de Curitiba; Valdeci Raimundo, do Centro de Assistência Social Divina Misericórdia; Marcela Lobo, da AMORC – Antiga e Mística Ordem Rosacruz; Geni Batista do Movimento Focolares; Ekachacra Pran Das, do Templo Hare Krishna de Curitiba.

A comemoração foi abrilhantada com apresentações culturais e artísticas, a exemplo de um grupo de crianças da escola da LBV, as quais cantaram a oração Santo Anjo do Senhor. O público também prestigiou a apresentação da Fanfarra e do Balé Infantil da Escola Municipal Leonor Castelano; do grupo de dança do Centro de Integração Divida Misericórdia; do grupo de teatro Jubac – Jovens Unidos Buscando o Amor do Cristo, da Paróquia São José Operário; da Banda Lira Curitiba; e do teatro "A Floresta de Jaricanda", do Templo Hare Krishna.

Durante a realização do evento, foram desenvolvidas, por organizações religiosas, civis e secretarias municipais, várias oficinas educativas e de recreação. A garotada e seus familiares contaram com pintura de rosto, cantinho da beleza, construção de brinquedos com materiais recicláveis, confecção de ikebanas e orientações sobre hortas caseiras, distribuição de sucos naturais, distribuição de frutas, educação alimentar, olimpíadas pela paz; segurança alimentar e nutricional; jogos gigantes; prevenção à Dengue.''Eu gostei bastante, estou me sentindo uma princesa'' destacou Julia, de 7 anos, após passar pelo Cantinho da Beleza, oficina promovida por voluntários da LBV e da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, no intuito de elevar a autoestima das crianças.

A ação contou com um encerramento especial em Curitiba. Após o término das oficinas e das apresentações culturais, um público de cerca de 500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, idosos e representantes religiosos e de organizações civis, realizaram uma caminhada pela paz até o Quartel do Exército do Boqueirão, onde foram recebidos pelo Comandante, Tenente Coronel Marcelo Gurgel do Amaral Silva. No local foi realizada uma trilha ecológica em meio a maior reserva florestal particular de Curitiba e ao final, crianças realizaram o plantio de duas árvores nativas encerrando as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.

A iniciativa contou com a participação e organização Pastoral da Criança, Movimento Focolares, Legião da Boa Vontade, Igreja Católica, Antiga Ordem e Mística Rosa Cruz, Religião de Deus, Igreja Messiânica, Templo Hare Krishna, Rede Marista de Solidariedade, Comunidade Bahá'í de Curitiba, entre outros. Contou ainda com o apoio da Administração Regional do Boqueirão, da Sanepar, do Quartel do Exército do Boqueirão, Fundação Cultural, Guarda Municipal, Fundação de Ação Social, Secretarias Municipais: Esporte Lazer e Juventude, Saúde, Educação, e muitos outros apoiadores de boa vontade.

Colaboração: Rosana Serri - Assessoria de Comunicação LBV / Curitiba


Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com