bebe comendo brocolis

 Foto: Caroline Dalabona

Quando foi participar da atualização sobre a ação Acompanhamento Nutricional no último mês de agosto, Lucineia Oliveira dos Santos, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Itabuna, ficou encantada com as novidades que viu sobre alimentação saudável. Na diocese que coordena, cinco paróquias já possuem a ação, e, em breve ela deve chegar às outras. “Estamos apaixonados e ansiosos para o material [sobre Acompanhamento Nutricional] chegar para atualizar os líderes das paróquias que irão adotar a ação”, conta.

Além da amamentação exclusiva até os seis meses, a Pastoral da Criança acredita que a alimentação influencia na saúde de toda a pessoa durante a vida. Por isso, nas capacitações do Acompanhamento Nutricional, passou a utilizar o novo Guia Alimentar para a População Brasileira, lançado no fim de 2014 pelo Ministério da Saúde.

Dra. Zilda

“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”.

Papa Francisco

“Não se pode fazer comunidade sem proximidade. Não se pode fazer a paz sem proximidade. Não se pode fazer o bem sem aproximar-se”.

Lucineia, na ocasião, conheceu o novo Guia Alimentar, que traz uma série de recomendações sobre a escolha, preparo e consumo dos alimentos. Ela assistiu o vídeo que resume as principais orientações em 10 dicas (veja abaixo) para uma alimentação saudável. Segundo a coordenadora, o vídeo será utilizado com “capacitações e Celebrações da Vida” para informar líderes e coordenadores da importância e facilidade ao se abordar a temática. No total, nove pessoas da diocese de Lucineia participaram da capacitação em Itabuna. Para ela, saber das orientações do Guia Alimentar antes de adotar o Acompanhamento Nutricional em todas as paróquias, “irá colaborar para desenvolver a ação mais facilmente”.

Saiba mais: Alimentação na infância

Assista o vídeo e se inspire para falar sobre a alimentação saudável em sua comunidade para as crianças e para toda a família!

Mais recentes - Missão