fita metrica

A medição da altura uterina ajuda o médico e a mãe a verificarem o desenvolvimento do bebê durante a gestação. Essa medida fornece dados sobre o tamanho do bebê e a posição em que ele está.

A Pastoral da Criança orienta os líderes para que, nas visitas e conversas com as gestantes observem se esta medida está sendo realizada e anotada a informação no Cartão da Gestante, pois é um direito da gestante durante o pré-natal. A medição é simples. O médico utiliza uma fita métrica e esse dado permite saber aproximadamente o número de semanas e como está se desenvolvendo a gestação.

Em diversas comunidades, a medição da altura uterina é realizada nos postos de saúde, mas ainda existem gestantes que não têm esse direito respeitado. Marcia Vaz da Silva, líder da Pastoral da Criança há 12 anos, na comunidade Nossa Senhora das Graças, em Campo Largo (PR), conta que algumas unidades de saúde da cidade não realizam a medição e outras já têm o exame como rotina na consulta do pré-natal.

Como a Pastoral da Criança pode ajudar

O líder da Pastoral da Criança não pode realizar a medição, somente um profissional de saúde capacitado pode fazer. Mas os líderes e articuladores podem verificar se esse direito está sendo respeitado e caso não esteja, a iniciativa é procurar o serviço de saúde para mostrar a importância desse exame, que é simples e barato.

Papa Francisco

“Que a Igreja seja sempre lugar de misericórdia e esperança, onde cada um se possa sentir acolhido, amado e perdoado.”

Caso a visita não resolva, o articulador de saúde pode levar o problema para a reunião do Conselho Municipal de Saúde e pedir que o mesmo seja resolvido. “Estamos nos programando para visitar os postos de saúde que não realizam a medição. Queremos levar o material da Pastoral da Criança, como o Guia do Líder, Laços de Amor e Mil Dias, e pedir que o profissionais façam esse exame”, explica Marcia, que também é coordenadora da sua comunidade.

Cícero Rodrigues, da coordenação da Pastoral da Criança em Santa Rita de Cássia e São Francisco de Assis, de Buriticupu (MA), relata: “Junto com nossos líderes, estivemos reunidos com mais de 30 gestantes, ajudando as futuras mamães na medição da altura uterina, exame simples realizado durante a gestação, com acompanhamento de enfermeiras, psicólogos e outros agentes da Saúde".

O Guia do Líder da Pastoral da Criança

O Guia do Líder da Pastoral da Criança, nas páginas 74 e 75, traz orientações para os líderes e mostra como interpretar as medições anotadas no Cartão da Gestante.

Dicas para o líder: Altura Uterina

Foto: Hannah Chapman

 

 

Mais recentes - Missão